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Mercado Aberto
guilherme.barros@uol.com.br
Não dá para festejar número do PIB, diz Skaf
Depois da frustração do pacote de segunda-feira, a indústria não recebeu com muita animação, ontem, o resultado do primeiro trimestre do PIB divulgado pelo IBGE. "Não dá para festejar", afirmou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. "Se esperava mais, em outras palavras, para o crescimento econômico do país", afirmou o Iedi em sua análise diária.
Skaf não chega a dizer que o resultado do PIB tenha sido decepcionante, já que o número era o que ele esperava. "O que me dá um pouco de tristeza é que o Brasil continua em um patamar de crescimento abaixo da média dos emergentes", diz.
Enquanto os países emergentes crescem neste ano na faixa de 6% a 7%, o Brasil, segundo Skaf, vai se expandir em 4%, abaixo também da média mundial, que deve se situar em 5%. Ele reconhece, porém, que o resultado do primeiro trimestre representa melhora do país em relação aos anos anteriores.
Houve duas grandes frustrações. Em primeiro lugar, a agricultura, que caiu 2,4%. A outra foi a indústria, que avançou apenas 0,3%.
Um dos resultados mais surpreendentes foi o da construção civil, que era considerada até então um dos destaques do crescimento e registrou uma alta de apenas 2,4%, muito aquém do que o mercado previa. A expectativa é que o setor melhore nos próximos trimestres.
Para Paulo Skaf, esse resultado do PIB reflete, entre outras razões, os problemas do câmbio valorizado, que incentiva as importações e inibe o consumo interno, os juros altos e a pequena expectativa da sociedade em relação ao andamento das reformas estruturais. "O Brasil merecia uma realidade melhor", diz Skaf.
Já o economista Luiz Fernando Figueiredo, da Mauá Investimentos, diz que os números do PIB dão uma certa tranqüilidade em relação ao crescimento do país e reforçam a convicção de que o processo de redução de juros não será interrompido. "O resultado foi um pouco menor do que se esperava, mas os números são bons", afirma Figueiredo.
Lanchonete inicia expansão em São Paulo
A hamburgueria de luxo
paulista General Prime Burger se prepara para iniciar
sua expansão. Nos próximos
três anos, deverão ser abertas até quatro novas casas na
cidade com investimentos
que giram em torno de R$ 5
milhões.
Entre os endereços previstos, estão pontos de luxo
como a rua Oscar Freire, Alphaville e o shopping Morumbi.
Há também, segundo Ulli
Fuchsloch, um dos sócios,
planos de levar a marca para
fora de São Paulo. Entre os
principais alvos, está o Rio
de Janeiro.
Economia criativa vira debate na SPFW
Além da moda, neste ano,
uma das bandeiras da São
Paulo Fashion Week é a economia criativa -setor que
inclui atividades com base
em criatividade como arquitetura, design e moda. Paralela à semana de desfiles, está
sendo realizada uma série de
debates sobre o conceito, organizada pelo In-Mod (braço
institucional da semana).
Batizado de Presentes no
Futuro, o evento reúne executivos, especialistas e representantes de governo.
Entre os participantes, Ricardo Weiis, presidente da
Santista Têxtil, e Cledorvino
Bellini, presidente da Fiat.
Além de discutir o assunto,
a SPFW também virou
exemplo. Os organizadores
do evento foram convidados
para participar do Expo Xangai 2008, para ser o "case"
brasileiro sobre economia
criativa.
EM EXCESSO
O uso inadequado dos recursos dos planos de saúde -excesso de exames, de consultas e de visitas a hospitais- é o
principal problema citado por presidentes e diretores de
empresas do setor, em pesquisa realizada pela AxisMed, de
gestão preventiva de saúde.
EM CAMPANHA
A Pepsi passa a se comunicar com os jovens por meio
de temas como música, viagem, festivais, emoticons,
fotos e downloads. Os temas
estarão em todas as atividades da marca, desde embalagens, com seis visuais diferentes ao mesmo tempo no
mercado, até peças de divulgação. Ao todo, serão sete filmes, quatro internacionais e
três nacionais, criados pela
AlmapBBDO.
NO PAN
Perto do início do Pan, a
Olympikus, patrocinadora
oficial e licenciada exclusiva
para uniformes, calçados e
acessórios, vendeu 347 mil
peças, como camisas, bonés,
bermudas e tênis, com faturamento de R$ 6,8 milhões.
EMPRESTADO
A Caixa alcançou neste
mês a marca de mais de R$
2,5 bilhões emprestados a
partir de janeiro de 2003 para empresas ligadas a turismo. No total dos cinco primeiros meses do ano, foram
emprestados R$ 379 milhões para o setor, um crescimento de 17,5% ante igual
período de 2006.
LEITE
A Parmalat retomou a liderança do mercado brasileiro de leites UHT, os longa
vida, segundo dados da Nielsen de abril e maio.
CO-PILOTO
A primeira etapa para o
processo de seleção para co-pilotos de Airbus A320 da
TAM acontecerá neste sábado. Há mais de 400 candidatos em São Paulo, Rio, Recife
e Porto Alegre. Até o fim do
ano a TAM pretende contratar cerca de 200 co-pilotos.
POSSE
Paulo Markun toma posse
hoje na presidência da Fundação Padre Anchieta (TV
Cultura). Ele também estréia na internet o site da
emissora, que transmite ao
vivo a cerimônia.
com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA
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