UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Efeito dólar
O preço da farinha de trigo caiu 37,5% de setembro até agora, por conta da desvalorização do dólar. Para o empresário Lawrence Pih, da Moinho Pacífico, ainda pode haver uma queda maior até o fim do ano, com a entrada de novas safras. "Mas seria preciso que outros custos não aumentassem."

Efeito renda
Apesar da volta dos preços, o consumo da farinha ainda não se recuperou. Segundo pesquisa feita pela Moinho Pacífico no mercado paulista, as vendas de farinha caíram até 20%, enquanto o consumo do pãozinho na Grande São Paulo também diminuiu.

Antipirataria
A CNI e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul promovem na quarta o "1º Seminário Brasileiro sobre o Papel do Município no Combate à Pirataria". O evento contará com a participação de representantes do governo e de empresários de setores como o farmacêutico e de software.

Gestão social
A Fiesp irá iniciar uma pesquisa com 17 mil empresas para identificar e conhecer as práticas sociais e de responsabilidade ambiental da indústria paulista. Os resultados irão servir para orientar as novas ações da entidade nesses setores.

Prato na mesa
O consumo de massas cresceu 55% em volume no mercado brasileiro desde 1992, segundo a LatinPanel. Enquanto as massas secas perderam participação -passaram de 98% do mercado para 90%-, as instantâneas apresentaram crescimento, de 1% para 9%.

Fim da linha 1
A empresa que precisar registrar qualquer produto na área física do Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) vai ter que esperar indefinidamente. Não há mais nenhum examinador de patentes para o setor.

Fim da linha 2
Ainda em 2002, o Inpi solicitou concurso público para 108 vagas, mas ainda não houve aprovação. Os cálculos do próprio instituto, porém, é que seriam necessários pelo menos 500 novos funcionários. Hoje, o quadro do Inpi tem 560 funcionários, dos quais 154 irão se aposentar em quatro anos.

Primeiros passos
As obras do projeto conjunto da brasileira Aracruz e da indústria sueco-finlandesa Stora Enso começam neste mês, no sul da Bahia. A nova indústria, Veracel, deverá atingir a produção de 900 mil toneladas de celulose ao ano, com um investimento total de US$ 1,25 bilhão até 2005.

Aterrissagem
As exportações de aviões perderam a vaga de líder no ranking das vendas externas, no primeiro semestre do ano. Com uma queda de 8,5%, o segmento ficou com o sexto lugar. Na pole, ficou a soja em grão, com um crescimento de 150,1%, segundo dados da Secex.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Às claras

Há uma herança negativa no modelo energético brasileiro que precisa ser invertida, avalia estudo do Iedi. Segundo documento do instituto que será divulgado hoje, são basicamente três desafios para o setor. Um primeiro é a retomada do planejamento de longo prazo. Os investimentos são expressivos, principalmente, porque a expansão da demanda do setor sempre supera o crescimento do PIB. A estabilização dos arranjos institucionais é também fundamental, com a determinação de responsabilidades entre os órgãos de governo. E, mais uma vez, a necessidade de definições de uma política tarifária de transição. Enquanto não houver um desenho mínimo dessas linhas, o abastecimento energético no Brasil permanecerá vulnerável.


Próximo Texto: Espetáculo do crescimento: Juros vão cair "sistematicamente", diz Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.