São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Mudanças...
Roberto Rodrigues (Agricultura) pretende mexer bastante no ministério. Ele deve mudar de função de 8 a 9 assessores e trazer pelo menos duas pessoas de fora. "Não quero que o ministério seja um freio, e sim uma alavanca para o desenvolvimento do agronegócio", afirma.

...à vista
Rodrigues prefere não determinar um prazo para a reforma no ministério. Ela acontecerá assim que receber o sinal verde do presidente Lula.

Seis...
O Banco do Brasil garante que o acordo fechado na segunda com a Prefeitura do Rio para votar a LDO no Congresso não mudou em relação ao anterior. A prefeitura, conforme ficou acertado, terá de devolver uma parcela correspondente a 30% dos depósitos judiciais do que recebeu do BB para o próprio banco.

...por meia dúzia
Como recebeu 70% do total, a prefeitura ficará em caixa com os mesmos 40% negociados anteriormente.

Visita
O presidente Lula visita hoje a nova fábrica de celulares da Samsung, em Campinas, que comemora 230 anos. A fábrica dobrou a capacidade para 3 milhões de aparelhos.

Recuperação
Mantendo uma série de cinco meses de crescimento, o nível de emprego na construção civil conseguiu se recuperar das perdas de 2003. Segundo dados do SindusCon-SP, em maio, as vagas cresceram 1,33% em relação a abril. Nos cinco primeiros meses do ano, foram criados 56,8 mil postos de trabalho.

Topo do pódio
A pesquisa Índice de Bons Pagadores da Telecheque revela que o segmento de telecomunicação e eletricidade foi o campeão em inadimplência pelo 3º mês consecutivo. O índice de falta de pagamento do setor em junho, de 5,98%, embora ainda seja alto, foi menor do que os 7,84% de maio.

Liderança
A Caixa Econômica Federal atingiu ontem a marca histórica de 25 milhões de contas ativas de poupança, o que significa um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2003. Novos e velhos poupadores ajudaram o banco a obter uma captação líquida de R$ 263 milhões em junho.

Aperto de cinto
Após ter constatado que 64% dos executivos brasileiros estão acima do peso, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove, no dia 31, o curso "Obesidade e Qualidade de Vida: Apertando o Cinto das Empresas", direcionado para a classe empresarial.

Unanimidade
O empresário Roberto Chadad foi eleito ontem presidente da Abravest (associação de vestuário) para o triênio 2004/2007, em chapa única e por unanimidade. A entidade representa 22 mil confecções brasileiras.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Mais investimentos

Nos primeiros cinco meses do ano, a produção industrial total aumentou 6,5% em termos anuais. Esse número não deixa dúvidas sobre a força da atual recuperação do ciclo econômico brasileiro. Contudo tal crescimento deve começar a criar afunilamentos no setor industrial, avalia o economista-chefe do Deutsche Bank, José Carlos de Faria.
"Alguns setores estão atingindo seu limite de produção. E, para aumentar a capacidade produtiva, serão necessários mais investimentos. Só assim o crescimento poderá ser sustentado", diz o analista.
A questão, portanto, é justamente como atrair mais investimentos. "Para isso, é preciso um ambiente macroeconômico para reduzir incertezas com medidas tais como a aprovação do projeto de lei das PPPs [Parcerias Público-Privadas], aponta Faria.


Próximo Texto: Lavagna defende restrições e critica o Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.