São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comércio tem alta de 0,4% em maio, diz IBGE

JANAINA LAGE
DA FOLHA ONLINE, NO RIO

O crescimento das vendas de móveis e eletrodomésticos, com a ampliação do crédito direto ao consumidor e dos empréstimos consignados, levou o comércio varejista a registrar um aumento de 0,40% no volume de vendas em maio, na comparação com abril.
Em relação a 2004, o comércio varejista teve a décima oitava taxa positiva, com aumento de 2,67%. A análise de longo prazo, no entanto, dá sinais de desaceleração. Em abril, o crescimento havia sido de 3,42% e em março, de 7,72%.
Segundo o economista do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) Reinaldo Pereira, a expansão das vendas não foi superior em razão da queda nas vendas de tecidos, vestuário e calçados, de 13,02% em relação a abril e de 6,09% na comparação com maio, devido à antecipação das compras para o Dia das Mães.
O economista cita também a queda nas vendas de combustíveis e lubrificantes e o baixo crescimento do setor de super e hipermercados e demais lojas de alimentos, segmento mais dependente de renda.


Texto Anterior: Marcha lenta: Pessimismo da indústria é o maior em 2 anos
Próximo Texto: Pirataria: Chong é condenado por corrupção ativa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.