São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juros vão cair e economia vai crescer, diz Lula

DA FOLHA ONLINE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a queda da inflação e os esforços para o corte de gastos públicos devem levar à queda dos juros.
"A reversão das expectativas de inflação e os controles fiscais estão sinalizando para uma consistente tendência de queda das taxas de juros", afirmou Lula, durante evento com empresários franceses.
O Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne na próxima semana para decidir sobre a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic).
Após os nove aumentos seguidos dos juros entre setembro e maio, o mercado acredita que a taxa seja mantida pelo segundo mês seguido em 19,75% ao ano neste mês.
Para analistas, a queda dos juros só ocorrerá em agosto, apesar de diversos índices de preços -como IGP-M, IPC da Fipe e IPCA- terem mostrado deflação em junho.
Lula afirmou também que o crescimento da economia brasileira será sustentável: "Pela primeira vez na história recente brasileira, os indicadores macroeconômicos mantêm uma tendência virtuosa. Não estamos condenados a ciclos de crescimento curtos, interrompidos por exemplo por turbulências na taxa de juros".
No evento com empresários franceses, estavam presentes os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento).


Texto Anterior: Receita ortodoxa: Governo decide antecipar US$ 5,1 bi ao FMI
Próximo Texto: Aviação: Venezuela quer comprar ação da Varig na Pluna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.