São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operadoras de celular terão mais espaço

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) irá licitar mais espaço na faixa de freqüência para que as operadoras de celular possam aumentar sua capacidade de transmissão de dados (imagens, por exemplo).
Atualmente, existem 180 MHz (megahertz) destinados às operadoras de celular. A agência pretende licitar mais 175 MHz. "Praticamente estamos dobrando a atual capacidade, o que deve estimular a transmissão de dados", disse José Leite Pereira Filho, diretor da agência.
As faixas de freqüência que serão vendidas pela agência podem ser compradas tanto pelas atuais operadoras, para aumentar sua capacidade de transmissão, como por novas empresas que queiram entrar no mercado. A maior parte deverá ir para as empresas que já estão prestando o serviço. "Deve haver, no máximo, mais uma operadora", avaliou Pereira Filho.
O Brasil tem 92,4 milhões de linhas de celular -80,5% pré-pagos. Há 49,6 celulares para cada 100 pessoas. Segundo a Anatel, as principais operadoras no mercado são: Vivo (32,99% do mercado), TIM (23,59%), Claro (22,24%) e Oi (12,78%).


Texto Anterior: Ligação internacional deve ter redução de 9% na tarifa
Próximo Texto: Reduções: Tarifas da telefonia serão reduzidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.