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MARKETING
Patrocinadores adotam discrição, e Coca reduz anúncios na cidade
Atenas limita propaganda durante Jogos
KERIN HOPE E GARY SILVERMAN
DO "FINANCIAL TIMES"
A Coca-Cola afirma ser o mais
antigo patrocinador dos Jogos
Olímpicos, com uma tradição publicitária que data dos Jogos de
1928 em Amsterdã. Mas, em Atenas, a empresa tem hoje menos
pontos de publicidade do que antes das Olimpíadas.
Meses atrás, uma tela gigantesca
mostrando uma garrafa de Coca
foi retirada do centro da cidade. O
órgão que organiza os Jogos,
Athoc, recusou a oferta da Coca-Cola para ajudar a reabilitar a praça Syntagma, o ponto central da
capital, em troca de propaganda
da empresa no local. Durante os
Jogos, a Coca-Cola terá uma presença maior embaixo da terra do
que acima, com anúncios envolvendo os trens do metrô.
Admitindo que menos é mais, o
Comitê Olímpico Internacional
(COI) e um pequeno círculo de
patrocinadores estiveram trabalhando com as autoridades gregas
para reduzir o excesso de publicidade externa em Atenas.
"[O plano] foi apoiado por todos, a começar pelos patrocinadores", diz Michael Payne, que recentemente deixou o cargo de diretor de marketing do COI, que
ocupou por 15 anos, e continua
sendo seu diretor de transmissões
globais e direitos de mídia. "Isso
dá proteção aos patrocinadores
[contra concorrentes desautorizados] e reforça a identidade visual dos Jogos."
As Olimpíadas estão sendo comercializadas na Grécia como um
evento "tradicional", devido ao
papel dos gregos na realização
dos primeiros Jogos modernos
em Atenas, em 1896, e aos Jogos
antigos no sul da Grécia. Por isso
pediu-se que os patrocinadores
usassem discrição. Os logotipos
são pequenos, mesmo nas milhares de bandeiras olímpicas coloridas que enfeitam as avenidas.
A Athoc conseguiu que mais de
dez mil outdoors fossem removidos de prédios de Atenas como
parte de seu plano para limpar a
cidade. As ordens do governo grego à Athoc incluíram instruções
para evitar o excesso de comercialização. Só sete patrocinadores
nacionais foram escolhidos.
Já os produtos da Coca-Cola, incluindo sucos e água mineral, são
as únicas bebidas à venda nos 35
centros esportivos e outras instalações olímpicas. O McDonald's
fornece toda a comida. Visa é o
único cartão que pode ser usado
para comprar ingressos e suvenires oficiais. Os espectadores que
chegarem aos locais dos eventos
serão vigiados por membros da
Athoc para evitar tentativas de
marketing "emboscada", promovendo empresas que não pagaram direitos de patrocínio.
O programa Parceiros Olímpicos gerou US$ 663 milhões em dinheiro e serviços para os Jogos de
Atenas e para os Jogos de Inverno
de 2002 em Salt Lake City. O COI
espera que ele produza mais US$
866 milhões até 2008.
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