São Paulo, sábado, 14 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUIA EM TRANSE

Confiança do consumidor segue fraca

Vendas do varejo crescem 0,8% nos EUA; inflação fica estável no atacado

DA REDAÇÃO

Os juros no chão e a inflação sob controle continuam a estimular o consumo norte-americano, a despeito da estagnação econômica e da deterioração do mercado de trabalho. No mês passado, segundo o Departamento de Comércio, as vendas do varejo cresceram 0,8%, acima do que era esperado pelos analistas.
O comércio de carros novos, estimulado por promoções de vendas a juro zero, saltou 1,9% em agosto na comparação com julho. Mas, mesmo desconsiderando-se os autos, as vendas do varejo exibiram uma expansão significativa de 0,4%. O comércio de móveis e artigos para casa cresceu 1,7%.
"O relatório sobre as vendas do varejo devem dissipar o cenário mais sombrio, de um novo mergulho recessivo", disse Mark Zandi, economista-chefe da consultoria Economy.com. "Mas ainda há riscos."
"Os consumidores estão fazendo o serviço deles, liderando a recuperação", afirmou Ken Mayland, diretor da ClearView Economics. "Teremos um crescimento decente neste trimestre."
Mas, segundo números preliminares, o índice de confiança do consumidor calculado pela Universidade de Michigan recuou em setembro, pelo quarto mês consecutivo, para 86,2 pontos. O indicador está no menor nível desde novembro.
Também ontem, o Departamento do Trabalho informou que o índice de inflação no atacado permaneceu inalterado em agosto, mesmo com uma disparada de 3,7% nos preços da gasolina. O custo dos alimentos recuou 0,4%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Nos EUA, Bolsas caem pela 3ª semana
Próximo Texto: Opinião Econômica - Gesner Oliveira: Globomania e globofobia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.