São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

Guilherme Barros @ - guilherme.barros@uol.com.br

"Apagão" é mais importante, diz Delfim

A principal tarefa do governo agora deve ser a de garantir ao setor privado que não vai haver crise de energia no país nos próximos cinco ou dez anos. Só assim o governo vai convencer os empresários a dar partida a novos investimentos no país.
A opinião é do deputado Delfim Netto (PMDB-SP), cuja cotação para ocupar um cargo no governo aumentou bastante depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tê-lo chamado de amigo na segunda-feira passada, durante a festa da revista "IstoÉ". Delfim diz que essa possibilidade de sua ida para o governo não existe, mas admite que ficou feliz por ter sido citado por Lula. "Somos amigos há muito tempo", diz.
Delfim preferiu, no entanto, não comentar as medidas que estão sendo discutidas no governo para a elaboração do pacote de destravamento do crescimento da economia. Sem demonstrar muito otimismo com os rumos dessas discussões, Delfim disse que "não tem nenhum programa pronto no governo. O que há, por enquanto, são só palpites".
O que ele acha importante é a preocupação com o crescimento. "Foi preciso o desastre deste ano para mostrar que o país não pode mais crescer desta forma", diz ele. Sua previsão é que o país cresça entre 2,7% e 2,8% neste ano.
O grande desafio de Lula, para Delfim, é o de convencer o empresário a investir no país. "O governo pode fazer o que quiser, mas, se não conseguir despertar o espírito animal do empresário, o país não vai conseguir crescer", diz Delfim.
Segundo ele, o governo precisa estabelecer condições objetivas para despertar esse "espírito animal" dos empresários. Além da garantia de que não haverá "apagão", Delfim citou a necessidade de baixar as taxas de juros, melhorar a situação cambial para o exportador, flexibilizar a legislação trabalhista e avançar nas questões regulatórias.
Afinado com as teses defendidas por Lula, Delfim acha muito difícil mexer na Previdência, apesar de considerar corretas todas as propostas de reforma, como a de instituição da idade mínima para a aposentadoria. O problema, no entanto, na opinião de Delfim, é que foi a própria Constituição de 88 que determinou que a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado.
A saída, a seu ver, é desfazer todo esse processo de forma lenta, e não radical. Para Delfim, quem defende todas as reformas ao mesmo tempo não quer reforma nenhuma. "O importante é que todas as mudanças sejam negociadas, mas dentro da lei."
Sobre a frase de Lula de que as pessoas com cabelos brancos que permanecem na esquerda têm problemas, Delfim preferiu não comentar. "Foi uma brincadeira", diz.

Frase

"O governo pode fazer o que quiser, mas se não conseguir despertar o espírito animal do empresário, o país não vai crescer"

"Foi preciso o desastre deste ano para mostrar que o país não pode mais crescer assim"

DELFIM NETTO
deputado federal

Volks entra em comunidade virtual amanhã

A Volkswagen inaugura amanhã o Espaço Volkswagen na Second Life, uma nova comunidade virtual criada nos EUA -que já tem 1,5 milhão de usuários registrados-, na qual os usuários criam e equipam personagens, compram imóveis e interagem com outros jogadores. A Volks vai expor seus modelos virtuais para os moradores da Second Life, que poderão fazer test-drives e comprar veículos. Haverá promoções, shows, outdoors, e promotoras virtuais da empresa no site.

foco

Serasa aponta otimismo médio no Natal

O empresariado brasileiro mostra um otimismo moderado para o Natal deste ano. Segundo pesquisa da Serasa, com 1.020 empresas do país, cerca de 39% dos entrevistados esperam aumento no faturamento sobre o mesmo período do ano passado. Esse percentual é praticamente igual ao registrado no Dia da Criança (40%), após sucessivas quedas registradas nas datas que vêm depois da Páscoa - Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
A perspectiva de alta do faturamento é de 16,2%, um percentual considerado alto pelo assessor econômico da instituição Carlos Henrique Almeida. "Esses números têm como base o Natal de 2005, que já foi forte. São expectativas altas", diz.
Com relação ao volume de vendas físicas deste Natal, o percentual dos otimistas chega a 42%. Por ser ainda maior que o do faturamento, pode sinalizar para produtos mais baratos. "Essa é uma diferença em relação ao ano passado, que foi um Natal de produtos caros, já com a perspectiva da Copa", afirma Almeida.
Ele aponta também para a queda da inadimplência -que chega a 11,3% no acumulado do ano em dezembro contra 15,5% em julho- como outro dado que pode consolidar o otimismo.
Segundo a pesquisa, as vendas à vista representarão 44% das compras, e as a prazo, 56%. O dinheiro será a principal forma de pagamento nas modalidades à vista, e o cheque pré-datado representará 41% das a prazo.
Os empresários mais otimistas são os das grandes empresas (60%). Eles são seguidos pelos das médias (42%) e pelos das pequenas (37%). A região Norte é a mais otimista, e a Sul, a menos, com perspectiva de alta em apenas 27% dos entrevistados.
A pesquisa da Serasa entrevistou empresas do varejo de todos os portes e todas as regiões do Brasil, entre 21 e 28 de novembro.

O NORTE É A REGIÃO MAIS OTIMISTA DO BRASIL
42% dos empresários do país esperam aumento no volume de vendas físicas no período do Natal

REELEIÇÃO
Paulo Saab foi eleito pelo conselho de administração da Eletros, pelo nono ano consecutivo, para presidir a diretoria executiva da entidade. A meta do setor de eletroeletrônicos de consumo é crescer acima de 15% em 2007.

GELADA
Em dois meses de lançamento da Nova Schin, em 2003, seu share subiu 3,7%, de 9,7 para 13,4. Com a mesma estratégia de lançamento e o mesmo publicitário, a Sol não alcançou o desempenho. Segundo a AC Nielsen, a nova cerveja cresceu 0,9%.

PICADEIRO
A Amex se junta ao Bradesco para patrocinar a próxima temporada do Cirque du Soleil no Brasil, com o espetáculo Alegria. No ano que vem, o Bradesco assume a cota master, como patrocinador oficial do espetáculo, e a Amex entra como apresentadora.

JAMAICA, MAN A companhia aérea Air Jamaica planeja criar uma rota direta com o Brasil.

SELEÇÃO
A Brasil Telecom iniciou neste mês as inscrições para o Summer Internship Program, programa para estudantes brasileiros que estão cursando o primeiro ano de MBA nos EUA, Inglaterra ou Austrália. Durante 12 semanas, os selecionados deverão desenvolver projetos estratégicos na BrT para áreas de novos negócios, planejamento estratégico e análise de investimentos. Ao final do programa, há possibilidade de contratação.


Próximo Texto: Lula já admite que país não cresce 5%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.