São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras reduz a publicidade e assusta mercado

Reunião de conselho da estatal nesta semana é aguardada com apreensão porque deve definir a dimensão dos cortes

Mercado publicitário espera corte próximo de 30%; companhia petrolífera já cogitou abandonar o patrocínio à Fórmula 1

CRISTIANE BARBIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

A reunião do Conselho de Administração da Petrobras, que acontecerá na sexta, 19, é aguardada com certa apreensão pelo mercado publicitário.
A Petrobras já afirmou que pretende reduzir os gastos em propaganda no próximo ano. Se isso acontecer, a estatal será a primeira grande anunciante que assumirá cortes na área e poderá ser um indicador sobre como se comportará o setor no próximo ano.
O percentual da redução deve ser decidido na reunião do conselho. O mercado publicitário, no entanto, estima que o corte gire em torno de 30% em relação ao investido neste ano, quando a empresa gastou cerca de R$ 280 milhões.
O simples anúncio do provável corte já movimentou as agências que prestam serviços à petroleira. Há duas semanas, a Quê Comunicação demitiu 11 profissionais das áreas de atendimento, criação e mídia.
Por meio de comunicado, a agência informou que os cortes foram causados em razão da perspectiva de retração dos clientes para o ano de 2009. A Quê Comunicação, do Rio de Janeiro, atende a área de esportes a motor patrocinados pela Petrobras, além de prestar serviços à BR Distribuidora.
A Petrobras já admitiu que cogita sair da F-1, depois que a Honda, sua parceira no próximo ano, anunciou que desistiu do Mundial da categoria.
A agência F/Nazca, que faz os anúncios ligados às áreas internacional e cultural da Petrobras, diz desconhecer os cortes.
Já a paranaense Heads, que responde pelos anúncios regionais, abriu um escritório no Rio de Janeiro no início do ano para atender exclusivamente a estatal. A agência não respondeu a pedido de entrevista.
Batizada de "Nova Era", a última campanha institucional da Petrobras foi lançada em agosto, com investimento de R$ 35 milhões. Criada pelas três agências, falava principalmente da descoberta do pré-sal e foi veiculada em todo o país.
Além dos investimentos em publicidade, a Petrobras já havia decidido cortar consultorias, patrocínios e viagens. A estatal tem sofrido com a restrição no crédito e a queda no preço do barril de petróleo.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Para analistas, falta transparência às empresas abertas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.