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Marketing vence arquitetura por 6 x 1
DA REPORTAGEM LOCAL
As incorporadoras de São Paulo
gastam entre 3% e 6% do VGV
(valor geral de venda) de um empreendimento imobiliário com
marketing. Isso representa até
seis vezes mais do que elas pagam
por projeto arquitetônico. Um arquiteto recebe, em média, de 0,5%
a 1,5% do VGV.
O gasto com marketing varia
com o tamanho do empreendimento. Segundo Marcelo Badian,
da Rossi, os edifícios com maior
receita de venda destinam mais
verba para marketing. A incidência desse gasto no VGV, entretanto, é menor. Já os prédios de VGV
inferior têm verba menor, mas,
percentualmente, gastam mais.
A verba de marketing é usada
em ações de divulgação que vão
de anúncios publicitários e pessoas balançando bandeiras no
trânsito à construção de apartamento decorado e distribuição de
folhetos luxuosos. O vocabulário
usado procura dar glamour ao
produto (veja quadro).
Os edifícios são lançados no
mercado antes do início da construção, e as imobiliárias chegam a
vender mais de 200 apartamentos, do mesmo empreendimento,
em um único fim de semana.
Segundo Romeu Busarello, diretor da incorporadora Tecnisa, o
alto investimento em marketing
se deve à necessidade de vender
rapidamente, para evitar gastos
com a manutenção do próprio
marketing, como limpeza e segurança do estande de vendas. As
empresas também precisam vender rápido para fazer caixa para a
construção. "O ideal é que, no lançamento, tenha 60% vendido."
O recurso para remuneração do
arquiteto, por outro lado, não é
tão farto. Embora arquitetos e incorporadoras afirmem que o preço do projeto arquitetônico seja
determinado por diversas variáveis, eles admitem que o valor pago pelos projetos fica entre 1% e
3% do custo de execução da obra.
Esse custo, em geral, é de 50%
do VGV -receita obtida com a
venda de todos os apartamentos
de um prédio. Mas esse percentual pode ser menor nos bairros
mais valorizados, em que o valor
de venda é mais alto.
Se o VGV de um empreendimento for R$ 10 milhões, por
exemplo, o custo da obra será R$
5 milhões. Como o arquiteto recebe de 1% a 3% desse custo, sua remuneração fica entre R$ 50 mil e
R$ 150 mil (ou 0,5% a 1,5% do
VGV). O investimento em marketing, por sua vez, que é de 3% a 6%
do VGV, fica entre R$ 300 mil e R$
600 mil.
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