São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GM vai investir R$ 350 milhões em fábrica em SC

PAULO ARAÚJO
ENVIADO ESPECIAL A JOINVILLE

A General Motors formalizou ontem o acordo para instalar sua fábrica de motores em Joinville (SC), anunciado há pouco mais de três semanas.
Prevista para ser concluída no final de 2009, a unidade ocupará um terreno, já adquirido, de 500 mil metros quadrados e deverá absorver investimentos de R$ 350 milhões.
Para a instalação da fábrica, a GM cogitou alguns Estados, entre eles o Paraná, além de Santa Catarina. A escolha de Joinville deveu-se a uma série de incentivos fiscais. Por parte do Estado, a empresa obteve um acordo de prorrogação do pagamento do ICMS. Já o município ofereceu prazo de isenção de 15 anos no IPTU.
O projeto, porém, ainda depende de aprovação da Câmara municipal. Pesaram também fatos como a facilidade logística, já que todos os 120 mil motores produzidos anualmente na unidade de Joinville devem abastecer as fábricas da GM em Gravataí (Rio Grande do Sul) e em Rosário (Argentina) e a disponibilidade de mão-de-obra.
Em conversa com a Folha ontem, o presidente da GM do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, disse que a decisão de construir a fábrica partiu da necessidade que a empresa sentiu de eliminar "um de seus gargalos" de produção: a insuficiência de componentes para motores.
A nova fábrica prevê a contratação de até 500 trabalhadores e foi qualificada como um "ganho" para o Estado pelo governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). "A vinda da GM para Santa Catarina foi um ganho de tecnologia e desenvolvimento. Assumimos o compromisso para oferecer toda a infra-estrutura para garantir o sucesso do empreendimento."


O jornalista PAULO ARAÚJO viajou a convite da GM


Texto Anterior: Montadora tem vendas recordes no 1º trimestre
Próximo Texto: Aposentadoria: Acordo Previdência-TST pode facilitar pedido de benefícios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.