São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

PACOTE CITRÍCOLA 1
A Secretaria de Agricultura paulista lança em junho um pacote de incentivos para a citricultura, segundo o secretário João Sampaio. Uma das medidas é um seguro fitossanitário de proteção contra cancro e "greening", que será bancado pelo Estado.

PACOTE CITRÍCOLA 2
Entre as medidas estão, ainda, o aumento dos investimentos no centro de pesquisas de Cordeirópolis. Sampaio quer, também, que o produtor busque novas alternativas de venda da laranja, não ficando preso à entrega do produto apenas às grandes empresas.

REFÉNS
O secretário acha que o produtor está refém das grandes empresas na venda do produto, mas que ele está um pouco acomodado. É necessário desenvolver novas modalidades de comercialização que elevem o consumo interno. Uma delas seria a venda de suco pronto.

NOVA QUEDA
A oferta de álcool voltou a melhorar, e o litro recuou para R$ 0,895 em Paulínia (SP), conforme pesquisa do Cepea.

SUPLEMENTAÇÃO
O pecuarista tem de aproveitar o melhor momento para colocar seu produto no mercado, diz Max Fabiani, da Tortuga. Por isso, a empresa desenvolve um programa de suplementação estratégica que reduzirá o tempo de abate dos machos e da cobertura das fêmeas.

MAIS PRODUTIVIDADE
O programa -suplementos minerais, proteicos e energéticos- busca elevar a produtividade. Uma parte do programa visa os animais de até 7 meses na cria; outro, os de 8 a 13 na fase de recria na seca; e os de 14 a 20 meses na fase de terminação no período das águas.

"ZERO"
O reconhecimento de Santa Catarina livre de febre aftosa pelos EUA representa "zero" para a pecuária. O Estado não tem produção significativa de bovinos, afirmou Otávio Cançado, da Abiec, à Reuters.

DEBATE TÉCNICO
Cançado diz, no entanto, que a discussão abre caminho para um debate técnico. Os EUA sempre relutaram em discutir a questão tecnicamente, ao contrário dos brasileiros, diz ele.

EM BAIXA

As fracas vendas das últimas semanas derrubaram a cotação do quilo do frango para R$ 1,40 ontem nas granjas paulistas. A queda foi de 3,4%.

AINDA MENOR
O volume de café a ser colhido no primeiro semestre pela Colômbia deverá ser de 4,5 milhões de sacas (a estimativa inicial era de 5,15 milhões). Apesar da queda, a Federação Nacional de Cafeicultores ainda estima safra de 11 milhões.


Texto Anterior: Mercado: Holding de Eike cancela oferta de ações
Próximo Texto: País crescerá 7%, prevê JPMorgan
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.