São Paulo, sábado, 15 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bloco volta a negociar com Mercosul

DO ENVIADO ESPECIAL A MADRI

Pelo menos 90% do comércio entre União Europeia e Mercosul se beneficiará das facilidades inerentes a uma zona de livre comércio, se se materializarem na mesa de negociação formal os sinais emitidos em nove meses de diálogo preparatório.
Os sinais foram tão positivos que o primeiro passo será dado na segunda, em Madri: o anúncio do relançamento das negociações formais.
Estavam interrompidas desde 2004 porque os europeus não ofereciam a abertura no mercado agrícola desejada pelos sul-americanos.
Agora, no entanto, os sinais emitidos pela Comissão Europeia, que é quem negocia pelo bloco europeu, permitiram aos delegados do Mercosul a sensação de que haverá avanços em três formatos: redução direta de algumas barreiras, aumento das cotas para produtos cuja livre entrada os europeus não querem permitir e redução das tarifas na parte que exceder as cotas.
Dados esses sinais, os dois lados revelam cauteloso otimismo. "O momento é o certo para dar uma olhada fresca no estado das discussões até agora", diz Karel De Gucht, comissário europeu do Comércio.
Responde o Itamaraty: "O Mercosul reitera sua vontade de avançar nas negociações com a União Europeia com vistas a alcançar um acordo de livre comercio abrangente e equilibrado". (CR)


Texto Anterior: Deflação é novo fantasma na UE
Próximo Texto: Bolsa de SP segue tensão mundial e cai 2,1%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.