São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na Fiesp, Lamy pede apoio a UE-Mercosul

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Num encontro com empresários brasileiros na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o comissário europeu para o Comércio, Pascal Lamy, mostrou ontem interesse em apressar as negociações entre o Mercosul e a União Européia por um acordo de livre comércio.
"Nós temos todo o interesse em um comércio livre com a União Européia desde que o acordo beneficie os dois lados", afirma Maurice Costin, diretor titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp. Lamy pediu aos empresários para que também mostrem esse desejo ao governo brasileiro.
Carnes de frango e bovina são dois dos principais produtos brasileiros exportados para a União Européia. Os europeus fixam cotas para esses dois produtos. Para Costin, "se essas cotas deixarem de existir, o governo assina o acordo de livre comércio". O Brasil traz autopeças, equipamentos, roupas e tecidos da UE, que pagam tarifas para entrar no país.
À tarde, os empresários brasileiros se reuniram com empresários indianos para tentar definir quais produtos poderão ser trocados sem barreiras entre os dois países.


Texto Anterior: O personagem: Indiano diz que Brasil é essencial para entendimento
Próximo Texto: ONU e desenvolvimento: Lula quer Plano Marshall para países pobres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.