São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUSTO DE VIDA

Tóquio, Londres e Moscou são as líderes

SP sobe no ranking das cidades mais caras

DA REPORTAGEM LOCAL

As cidades mais caras do mundo estão ainda mais caras para viver. E, na esteira desse aumento no custo de vida global, as principais capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, também se tornaram locais com custo de vida mais alto neste ano.
O levantamento foi apresentado ontem pela consultoria americana Mercer.
Segundo o relatório, quem lidera o ranking das cidades com custo de vida mais elevado em 2004 são Tóquio (Japão) e Londres, a capital inglesa. Em terceiro lugar aparece Moscou, na Rússia.
O Brasil é representado pela cidade de São Paulo, que ocupou a 128ª posição nesse ranking -em 2003, o município foi 136º colocado. O Rio de Janeiro pulou da 137ª posição para a 131ª.
No relatório deste ano, há novidades. As três primeiras cidades colocadas alcançaram uma soma de pontos superior ao apurado em 2003. Cada cidade tem uma soma total, segundo 220 quesitos que incluem gastos básicos e supérfluos. São avaliadas 144 cidades.
Isso mostra que o estilo de vida dos moradores dessas regiões está ainda mais dispendioso do que no ano passado. Esse aumento tem relação direta com a flutuação da moeda local. Países que registraram perda no valor de sua moeda, em relação ao dólar, caíram no ranking deste ano, pois se tornaram locais mais baratos para morar.
(ADRIANA MATTOS)

Texto Anterior: Previdência: Benefício assistencial será revisado pelo INSS
Próximo Texto: Panorâmica - De olho no FED: Vendas no varejo sobem mais que previsto nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.