São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patrocínio à Olimpíada gera controvérsia

DA ENVIADA ESPECIAL A CANNES

Uma das principais discussões do meio publicitário neste ano é o patrocínio aos Jogos Olímpicos de Pequim. Coca-Cola, Kodak, McDonald's, Johnson&Johnson, entre 60 empresas, estão investindo cerca de US$ 80 milhões para que suas marcas possam ser vinculadas às competições.
Para muitos especialistas, porém, a investida é arriscada. O regime político, a censura à imprensa, os protestos tibetanos, o desrespeito ao meio ambiente, entre outros fatores, fizeram que os próximos jogos olímpicos se tornassem uma corrida de obstáculos para os anunciantes.
Uma das campanhas vencedoras do festival de comunicação publicitária El Sol, que aconteceu no início do mês, na Espanha, foi criada para a Anistia Internacional pela agência J.W.Thompson. Nela, os mesmos símbolos usados para os esportes nas olimpíadas mostram as autoridades chinesas correndo atrás de jornalistas, batendo e atirando em manifestantes contra o regime. O slogan é claro: "Que todos vejam o que se joga na China".
Ao ser anunciada como vencedora, ouviram-se vaias tímidas no salão principal do Palácio Kursaal, em San Sebastián. O discurso que defende as olimpíadas ouvido de vários anunciantes é um só: os jogos são maiores do que regimes políticos.
"As olimpíadas sempre fazem do mundo um lugar melhor", afirmou Warren Buffett, um dos maiores acionistas da Coca-Cola, ao ser questionado sobre o patrocínio durante o encontro anual de investidores, que aconteceu no mês passado.
Porém, para os manifestantes contra os patrocínios, a Coca-Cola estaria de olho naquele que hoje é seu quarto maior mercado no mundo, com tendência a superar todos os outros.
Muitos dos seminários e workshops que serão feitos em Cannes abordarão a China, mas a maioria falará sobre como construir marcas e conquistar os consumidores chineses, Nenhum abordará a situação política do país.


Texto Anterior: Agências testam novo modelo de propaganda
Próximo Texto: Crise global: G8 alerta para riscos de alta de commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.