São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Desacelerada
O faturamento do setor de máquinas e equipamentos continua a crescer, mas em ritmo desacelerado. Em maio, aumentou 7,23% sobre abril, segundo a Abimaq. No acumulado do ano, o crescimento foi de 15,71% em comparação com o mesmo período de 2001.

Sinalização
Luiz Carlos Delben Leite, presidente da Abimaq, diz que a ameaça vem da redução dos pedidos em carteira. A queda em cinco meses já é de 31,5%. As exportações também diminuíram 8,2%, e as importações, 14,7%.

Na contramão
A indústria de celulose continua a todo vapor. Cresceu 4,2% na comparação dos cinco primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2001, segundo a Bracelpa.

Ajuda externa
Boris Tabacof (Bracelpa) destaca a participação das exportações para o setor. As vendas externas deram um salto de 7,4% no acumulado de janeiro a maio em relação ao mesmo período do ano passado.

Incentivo privado
Não é só de estatal que a cultura sobrevive no Brasil. A Petrobras ainda encabeça a lista dos maiores incentivadores (leis Rouanet e do Audivisual), mas o Pão de Açúcar, a Souza Cruz e o Itaú já figuram entre os dez maiores no acumulado de 1996 até o início deste mês, segundo o Ministério da Cultura.

Dinheiro no bolso
O Banco do Brasil vai pagar, a partir de hoje, 1.046.923 restituições do Imposto de Renda da pessoa física. Serão R$ 931 milhões pagos pelo banco.

Mão-de-obra importada...
As autorizações para estrangeiros trabalharem no Brasil continuam em queda, segundo o Ministério do Trabalho. No primeiro semestre, foram 9.505 concessões. No mesmo período de 2001 foram 10.014 e, no ano anterior, 10.798.

... e rejeitada
Já o número de pedidos recusados triplicou. O ministério indeferiu 1.460 pedidos de estrangeiros nos primeiros seis meses do ano. No mesmo período de 2001, foram rejeitados 821 pedidos. Em 2000, apenas 418 foram recusados.

Inflação
Os preços no varejo subiram 7,94% nos últimos 12 meses, segundo o IPV da Fecomercio-SP, apurado na primeira semana de julho na região metropolitana de São Paulo. O comércio automotivo teve alta de 10,17%, o material de construção subiu 13,40%, e os produtos alimentícios encareceram 9,31%.

Fonte alternativa
O Ministério da Educação acaba de contratar a Lobo & Associados para realizar uma pesquisa com cem instituições de ensino superior. A consultoria vai levantar novas fontes de financiamento para o crédito educativo no Brasil.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Tudo às claras

A onda de escândalos envolvendo companhias americanas estimula a discussão, no Brasil, do processo de governança corporativa nas empresas privadas e públicas. O conselho de governança corporativa da Associação Comercial do Rio pretende promover debate com os presidenciáveis sobre o tema. Quer discutir também a participação que os fundos de pensão e o BNDES devem ter na gestão de empresas que já foram ou serão privatizadas e o grau de independência dos conselheiros. Para Antonio Carlos Martins, da ACRJ, em pouco tempo as classificadoras de risco vão instituir o "risco-gestão". Para ele, a transparência pode ser decisiva para que as empresas brasileiras obtenham, via mercado, recursos para seu desenvolvimento.


Próximo Texto: Mercado tenso: BC pode antecipar saque de parcelas do FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.