UOL


São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP registra pior junho desde 1999

DA SUCURSAL DO RIO

A crise da demanda provocada pelas dificuldades de crédito e a queda da renda do trabalhador derrubaram a atividade industrial de São Paulo em junho. No Estado, a produção industrial teve queda de 4,3%, o pior resultado para o mês desde 1999.
De acordo com a economista Isabella Nunes Pereira, da Coordenação de Indústria do IBGE, o fraco desempenho do Estado foi causado pela redução do consumo interno.
No Estado, os segmentos que mais influenciaram a queda da taxa foram o automotivo (em que a variação da produção caiu de 1,9% no primeiro trimestre deste ano para -10,8% no segundo) e a indústria química (cuja taxa passou de -1,5% para -4,3%).
Segundo a economista, a queda da produção industrial se repete em outras regiões em que as atividades da indústria estão mais voltadas para o mercado nacional: "Os piores números são registrados justamente em locais onde a produção está direcionada para o consumo interno. É uma consequência do poder de compra reduzido e do alto nível de desemprego, que criam um quadro desfavorável ao consumo", diz.
No Ceará, Estado em que principal indústria é a têxtil, a produção industrial passou de uma alta de 1,2% no primeiro trimestre para uma queda de 4,9% no segundo. Já em Pernambuco, a pequena queda observada no primeiro trimestre se acentuou, passando de -0,1% para -6,9%.
No Rio de Janeiro, onde a economia gira principalmente em torno da produção de petróleo, a atividade industrial teve uma performance atípica: aumentou 4,2% de janeiro a março, mas caiu 2,7% entre abril e junho. O desempenho foi prejudicado por uma parada das atividades da Refinaria Duque de Caxias, da Petrobras, para manutenção.


Texto Anterior: Marcha lenta: IBGE mostra que indústria desacelera em todo o país
Próximo Texto: Marcha lenta: Queda da produção diminui a arrecadação de impostos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.