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MERCADO ABERTO
Abrinq quer salvaguarda contra China
A Abrinq (associação da indústria de brinquedos) vai
entrar neste ano com pedido
de salvaguarda contra a importação de brinquedos produzidos na China, assim que o governo publicar o decreto regulamentando esse mecanismo.
A afirmação é do presidente da
Abrinq, Synésio Batista da Costa.
O objetivo, segundo ele, é restringir a importação de brinquedos a
2.000 toneladas em 2007, depois
a 4.000 toneladas em 2008 e assim por diante até 2016. A Abrinq
também pedirá que todos os importados só sejam desembaraçados em Manaus. São medidas cuja intenção é principalmente de
combate ao contrabando.
Em 2004, o Brasil importou 20
mil toneladas de brinquedos da
China, enquanto a produção interna foi de 85 mil toneladas. "Há
um ataque de produtos chineses
no Brasil", diz Costa. "Se nada for
feito, essa invasão pode comprometer a indústria nacional."
Segundo ele, de 2003 a 2004 a
importação de brinquedos cresceu 129%, de US$ 30 milhões para US$ 64 milhões, e, no primeiro
semestre deste ano, a alta já é de
68%, com um total de US$ 21 milhões comprados da China.
A dois meses do Dia das Crianças, Costa diz que as encomendas
do comércio às fabricas de brinquedos ainda estão muito fracas.
Ele atribui o fato principalmente
à concorrência chinesa. As grandes lojas têm formado estoque,
segundo ele, principalmente de
produtos chineses.
Costa não nega também a possibilidade de a crise política ter
influenciado o ânimo do consumidor. "É inegável que a crise
contamina o ambiente, mesmo
no setor de brinquedos."
O temor do presidente da
Abrinq é que o setor tenha que
demitir para compensar a queda
na produção. De acordo com ele,
o setor emprega atualmente 216
mil pessoas. Costa calcula que, se
não houver recuperação, a indústria pode ser obrigada a cortar cerca de 7.000 pessoas no início do próximo ano.
PESO BRASILEIRO
A participação do investidor
brasileiro nas ofertas de ações
vem crescendo no mercado doméstico. No caso da emissão do
Submarino, por exemplo, o Brasil foi responsável por cerca de
35% da colocação. Já nas operações da Natura e da CPFL, essa
participação superou 30%. Para
José Olympio Pereira, diretor da
área de investment banking do
Credit Suisse First Boston, esse
aumento já indica uma tendência às próximas operações.
RECONSTRUÇÃO
Lupo, Cargill, Trifil e Celite são
algumas das empresas do país
que confirmaram presença na
feira "Brasil Rebuilding Iraq", de
12 a 14 de setembro, em Amã
(Jordânia), sob promoção da Câmara de Comércio e Indústria
Brasil Iraque e da Apex.
ANTECIPAÇÃO
O consumidor já começa a antecipar as despesas de fim de
ano. Um mês após o lançamento
da linha de crédito de antecipação do 13º salário, o Santander
Banespa já captou R$ 15 milhões
na modalidade, alta de 150% ante o mesmo período de 2004.
SECURITIZAÇÃO
O mercado doméstico de securitização interrompeu trajetória de expansão e encerrou o primeiro semestre com R$ 1,30 bilhão em volume de
títulos emitidos, ante R$ 1,31 bilhão no mesmo período de 2004. Mas o
número de registros de títulos cresceu, bem como de companhias securitizadoras que operam no mercado, dois dos fatores que permitem prever
um segundo semestre positivo, diz Carlos Augusto Lopes, sócio da Uqbar,
especializada em finanças avançadas e responsável pelo estudo, que
considera operações cujos ativos-lastro são carteiras de risco de crédito
pulverizado. Sobre o primeiro semestre, a avaliação da Uqbar é que o cenário de taxas de juros elevadas e de deterioração do ambiente político (a
partir de maio) impactaram negativamente o mercado -e a economia
de um modo geral-, enquanto a contínua expansão da oferta de crédito
consignado teve efeito oposto. Essa classe de ativo-lastro, aliás, foi a mais
representativa nas emissões e saltou de 9% para 63,3% neste ano.
E-LEARNING
O STJ acaba de contratar para
parte de seus servidores um curso à distância de direito previdenciário com ênfase em benefícios -será ministrado pela R2
Learning, especializada no desenvolvimento desses cursos.
QUEDA NA VENDA
Após dois meses de alta, as
vendas em dólares do setor de
distribuição de produtos químicos e petroquímicos caíram 0,8%
em julho ante junho, segundo a
Associquim e o Sincoquim.
INTERESSE DE FORA
Interessados no mercado nacional, segundo a Abitrigo (associação da indústria do trigo),
produtores do cereal na Ucrânia,
um dos líderes em produção no
mundo, vêm ao país no fim de
setembro para seminário internacional do setor, em Brasília.
ESTRATÉGIA
A rede CompreBem, do grupo
Pão de Açúcar, investiu R$ 100
mil para montar um supermercado na Festa do Peão, em Barretos, primeira estratégia maior de marketing regional da rede.
PREVENÇÃO
A necessidade crescente de
empresas de reduzir os gastos
com saúde tem criado oportunidades de negócios. Criada há cerca de três anos, a
AxisMed presta serviços para
empresas de assistência médica com as quais se compromete a obter redução de até
30% nos custos com os pacientes crônicos. Médicos e
enfermeiras acompanham
diariamente esses pacientes
para tentar evitar que eles tenham crises. Algumas empresas, como AmBev, Natura
e Telefônica, contrataram a
companhia com o objetivo de
reduzir os gastos com os planos de saúde de seus funcionários. A expectativa da AxisMed, no futuro, é o de oferecer o serviço diretamente ao
varejo, afirma Fabio Abreu,
um dos sócios. Em 2005, a
empresa deve faturar cerca de
R$ 6 milhões, o triplo do registrado no ano passado.
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