São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Voador 1
Em agosto, o índice de cheques devolvidos no segmento de comércio de automóveis foi 1,84%, número 9,5% superior comparado ao de julho (1,68%). O segmento de supermercados também apresentou alta da inadimplência. O índice de agosto (2,18%) foi 15,9% maior em relação ao do mês anterior (1,88%).

Voador 2
Já nas lojas de computadores e periféricos, o índice de cheques devolvidos em agosto foi de 1,77%, 11% inferior no comparativo com julho (1,99%).

Périplo
Jaques Wagner (Desenvolvimento Econômico e Social) embarcou ontem para Paris e Bruxelas. Ele aproveitará a viagem para fazer contato com a empresa Dagris, que trata de projetos de desenvolvimento para o plantio de algodão. A empresa já mostrou interesse em fazer pesados investimentos no Brasil.

Na frente
O Bradesco lidera o ranking de agosto do BNDES de repasses da instituição, com R$ 1,7 bilhão distribuídos no ano. Esse volume representa 14,75% de todo o sistema. Para micro, pequenas e médias empresas, o banco destinou R$ 1,2 bilhão, 16,6% do mercado.

De partida
Depois de quatro anos na presidência da BSH Continental, o executivo Bernhard Schuster está de partida para a matriz do grupo, na Alemanha. Seu sucessor deverá ser anunciado só em novembro.

Cotas...
Roberto Chadad (Abravest) propõe hoje a Celso Amorim (Relações Exteriores) que ele limite, por mais 15 anos, as exportações de têxteis e vestuário provenientes da China e da Índia para o Brasil a 1% da produção nacional. A partir de 2005, não haverá mais limites para a entrada desses produtos no país.

...para os têxteis
Para Roberto Chadad, "a Abravest é totalmente contra o final das cotas porque isso arruinaria de vez o setor, formado por 97% de pequenas e microempresas. Contamos com a sensibilidade e a perícia dos negociadores do governo brasileiro em impedir a invasão de produtos asiáticos e indianos."

PPP em debate
A polêmica em torno das PPPs deve esquentar no seminário que a Firjan realiza nesta sexta. Na mesma mesa estarão Demian Fiocca (Ministério do Planejamento), Joaquim Levy (Tesouro Nacional), o senador Tasso Jereissati e o relator do projeto no Senado, Valdir Raupp.

Saúde suplementar
A viabilização da saúde suplementar e a proteção dos direitos dos usuários são os temas do 5º Fórum da Associação Nacional de Hospitais Privados, que acontece nos próximos dias 23 e 24, em São Paulo. Parlamentares, operadoras de planos de saúde, ANS, médicos e órgãos de defesa do consumidor estarão presentes.

Três listras
Marcelo Ferreira, presidente da Adidas do Brasil, viaja para Cancún (México) para participar de encontro latino-americano da marca alemã. A subsidiária brasileira se destacou, no primeiro semestre deste ano, como uma das três de maior crescimento em vendas entre as 126 subsidiárias da Adidas.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Sem sentido

A ampliação da composição do CMN (Conselho Monetário Nacional) será uma tragédia, na avaliação do ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco. O objetivo de ter reduzido, em 1995, o número de participantes do CMN, segundo Gustavo Franco, foi o de eliminar conflito de interesses. De acordo com ele, o governo Lula já dispõe do CDES para debater a economia e ouvir a sociedade. Já no CMN, Franco acha que não tem o menor cabimento haver a participação do setor privado. Nem mesmo de pessoas do governo que tenham interesses nas decisões do CMN, como o ministro da Agricultura. O CMN é a autoridade monetária do país. Ou seja, é quem formula a política monetária. Por isso, Franco acha que não faz sentido a participação de empresários e sindicalistas. "Isso pode ter feito sentido no Brasil da inflação alta e deu no que deu."

NO MERCADO

Investidores buscaram ontem ações que caíram muito nos últimos dias. O papel ON da Light, que recuou 4,99% na semana passada, subiu 5,4% ontem. A ação PNB da Eletrobras ganhou 4,7%, após perder 5,82% na semana passada.

FRASE

Isso pode ter feito sentido no Brasil da inflação alta e deu no que deu


Gustavo Franco, ex-BC, sobre a ampliação do CMN

NÚMEROS

4,72%
É a queda no preço do arroz nos últimos 30 dias em São Paulo, segundo pesquisa da Fipe.

17,6%
Foi a queda no número de falências requeridas em agosto contra julho deste ano, diz a Equifax.


Próximo Texto: Senado reabre debate e adia votação da PPP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.