São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agricultores do RS pressionam governo por MP

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Após reunião ontem com o ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política), no Palácio do Planalto, o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Carlos Sperotto, disse que produtos transgênicos serão plantados mesmo sem autorização legal, seja pela Lei de Biossegurança ou pela edição de uma nova medida provisória.
"Os nossos parlamentares e o nosso Executivo não vão submeter o produtor a uma rebeldia civil. O fato é que o produtor está estruturado e deverá plantar, sim. E é um plantio considerável que deve atingir o transgênico em torno de 20% da safra brasileira", afirmou Sperotto.
Segundo o presidente da federação gaúcha, os produtores do RS estão "tranqüilos", mas cientes dos prejuízos. "O produtor está tranqüilo, pagando juros porque os financiamentos não estão saindo porque não há lei ainda para o pagamento de insumos direcionados aos transgênicos."
Sperotto disse que permanecerá em Brasília aguardando um marco legal para os transgênicos. "Se não ocorrer a oportunidade de se criar um produto definitivo [marco legal], vamos ao emergencial, que as vias estão aí e são conhecidas." (EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Produtor de sementes pode obter até R$ 2,1 bi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.