São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BARRIL DE PÓLVORA

Decisão sai hoje

Opep indica que pode não elevar produção

DA REDAÇÃO

Na véspera do encontro que pode decidir pelo aumento da produção de petróleo dos países-membros da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), os ministros de Petróleo de Irã e Nigéria sinalizaram o oposto ao manifestarem preocupação com um excesso do produto no mercado.
As afirmações foram feitas ontem durante a reunião do comitê ministerial de vigilância de mercado do cartel, em Viena. A reunião costuma balizar as decisões do conferência ministerial da organização, que acontece hoje.
"Há um excesso de abastecimento no mercado. O preço alto do petróleo é causado por tensões geopolíticas, em especial no Oriente Médio, e por especulação", disse Bijan Namdar Zangeneh, ministro do Petróleo do Irã. Edmund Daukoru, ministro do Petróleo da Nigéria, disse haver "um certo excesso de oferta".
A reunião de hoje pode decidir pela manutenção dos níveis de produção atuais, o que sinalizaria um novo patamar para os preços estabelecido pela Opep.


Texto Anterior: Minério: Vale fecha negócio com gigante chinesa
Próximo Texto: Comércio mundial: EUA já não pensam na Alca em 2005
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.