São Paulo, terça-feira, 15 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

A BRIGA DELES...
A China importa 750 mil toneladas de carne de frango por ano. E o mercado é crescente. Os chineses buscam parte desse produto nos EUA, mercado que pode deixar de ser fornecedor devido a retaliações da China após os norte-americanos colocarem barreiras nas compras de pneus chineses.

...PODE AJUDAR
As pendências entre chineses e norte-americanos podem ajudar nas exportações de frango do Brasil para a China, segundo Francisco Turra, presidente-executivo da Abef (associação de produtores e exportadores), para quem os brasileiros não dependem só disso para crescer naquele mercado.

COM APETITE
Turra explica por que acredita no aumento das exportações. "Os chineses estão olhando com apetite para a carne brasileira." Para ele, a China tem superavit com o Brasil e a importação de carnes pode diminuir essa distância.

AINDA EM QUEDA
Um aumento das importações chinesas até que seria bem-vindo. Afinal, o país acaba de conhecer os números de janeiro a agosto deste ano, quando houve queda de 3% no volume exportado em relação a 2008. "Estamos preparados para um aumento", diz Turra.

RECUPERAÇÃO
A melhora nas vendas e a ligeira redução na quantidade de animais enviados para abate fizeram a cotação do frango reagir no mercado interno. O quilo da ave viva foi comercializado a R$ 1,40 ontem em São Paulo.

PLANTAR PODE
O vazio sanitário de plantio de soja termina hoje em MT. Mas alguns produtores já semearam. Para eles, plantar pode. O que não pode é a soja germinar antes do dia 15 (hoje).

SOJA PRECOCE
Os produtores têm dois objetivos básicos para a antecipação. Primeiro, liberar o campo para a safrinha de milho em janeiro. Segundo, o mercado está sem soja e quem chegar primeiro conseguirá melhores preços.

MAIS VINHO
A venda de vinhos finos e de mesa gaúchos aumentaram 13% até julho sobre igual período anterior, segundo o Ibravin. Ações agressivas de empresas em feiras, inverno rigoroso e controle fiscal das "sangrias" ajudaram nessa evolução.

AINDA POUCO
Mesmo com o aumento de vendas, os 128 milhões de litros comercializados neste ano ficaram abaixo do recorde de 143 milhões de 2005, segundo Carlos Paviani, do Ibravin.

SOJA EM QUEDA
Ainda reflexo da supersafra nos EUA, o primeiro contrato caiu 6% ontem em Chicago.


com KARLA DOMINGUES


Texto Anterior: Telefonia: Governo chama France Telecom para discutir suicídios
Próximo Texto: Frigorífico Marfrig compra Seara Alimentos por R$ 1,6 bi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.