São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFLEXOS DA CRISE

YAMAHA SUSPENDE PRODUÇÃO EM MANAUS

A Yamaha vai suspender por dez dias a produção da sua fábrica em Manaus, devido à queda no consumo causada pelo aperto no crédito global. Os cerca de 4.300 funcionários da empresa serão dispensados do trabalho, em licença paga, a partir do dia 20, de acordo com a agência Bloomberg. "O sinal mais claro de um cenário mais difícil é o aumento das restrições na concessão de empréstimos aos consumidores", afirmou, em comunicado, Jaime Matsui, diretor de relações institucionais da Yamaha. Na semana passada, a Honda tinha dado férias parciais de 11 dias para parte dos seus empregados na Zona Franca de Manaus.

CRISE AFETA TODOS, DIZ STEVE BALLMER NO PAÍS

A crise econômica terá impacto negativo na indústria de informática em geral e vai afetar também a Microsoft, disse ontem Steve Ballmer, presidente da Microsoft, maior empresa de software do mundo. O executivo está no Brasil desde segunda-feira e ontem participou de anúncio de parceria da empresa com o governo de São Paulo na área da educação. Sobre a crise, afirmou que metade dos investimentos do capital no mundo vai para a área de tecnologia da informação. "Obviamente, os gastos serão reduzidos de alguma forma, pois é mais difícil obter recursos hoje. Portanto, nossa indústria e nossa empresa serão afetadas."

AZUL DIZ QUE MANTERÁ PLANOS DE EXPANSÃO

O diretor de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, Adalberto Febeliano, disse ontem que a crise dos mercados financeiros não prejudicará os planos de expansão da companhia. A Azul tem como meta chegar a nove cidades em 2009 com um total de 16 aeronaves e mais de 1 milhão de clientes.
Ele ressaltou que, caso a crise ganhe proporções ainda maiores, o financiamento de aeronaves pode ser afetado. A empresa ainda mantém conversas com o BNDES sobre o assunto.
"Se o transporte aéreo continuar crescendo acima de 10% ao ano, o crescimento da Azul vai ser mais rápido do que havíamos previsto", disse. (JL)



Texto Anterior: Argentina recebe fluxo menor de turistas do Brasil
Próximo Texto: Banco "devolve" compulsório ao BC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.