São Paulo, quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OGX diz que descobriu megacampo

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

Companhia de óleo e gás do empresário Eike Batista, a OGX anunciou que a descoberta de petróleo em águas rasas da bacia de Campos tem uma reserva potencial entre 500 milhões e 1,5 bilhão de barris. Atualmente, o Brasil totaliza reservatórios de 14 bilhões de barris.
Se confirmado o volume máximo, o novo campo representará quase 10% das atuais reservas de petróleo e gás do país. Os resultados foram divulgados ontem, depois de a empresa concluir a perfuração do poço que descobriu óleo no bloco BM-C-43.
O poço foi perfurado até uma profundidade total de de 2.347 metros, em lâmina d'água de 140 metros (distância entre a superfície e o solo marinho).
Criada há dois anos, a empresa é a maior firma privada a atuar no setor no país, bem atrás da líder Petrobras. A OGX realizou neste mês suas duas primeiras descobertas de petróleo. Ambas em águas rasas, região mais explorada e com potencial menor do que áreas profundas.
Até o advento do pré-sal, em 2006, o maior campo do país era o de Marlin, também na bacia de Campos, com cerca de 4 bilhões de barris.
Apesar do anúncio as ações da OGX registraram forte queda, de 4,80%. O Ibovespa subiu 2,41%.


Texto Anterior: Sob pressão, Vale anuncia em MG investimento já previsto
Próximo Texto: Sócio da Oi critica proposta de criar rede estatal de banda larga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.