São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB japonês cresce mais do que o esperado

DA REDAÇÃO

Itsuo Inouye/Associated Press
Japoneses atravessam rua em Tóquio; economia do Japão teve crescimento de 2% na taxa anualizada para o terceiro trimestre


Impulsionado pelo bom desempenho das exportações, o PIB (Produto Interno Bruto) japonês cresceu no terceiro trimestre em um ritmo mais intenso do que o esperado por analistas. Na taxa anualizada, a expansão foi de 2% entre julho e setembro deste ano. Na comparação com o trimestre anterior, a elevação foi de 0,5%.
Economistas previam crescimento de 0,3% em relação ao segundo trimestre e aumento de 1,1% na taxa anualizada. Esse foi o sétimo trimestre consecutivo de expansão da economia japonesa.
O consumo interno, que responde por cerca de metade da economia japonesa, caiu 0,7% em relação ao trimestre anterior. A queda, no entanto, foi compensada pelas exportações e pelo investimento de capital, que cresceram 2,7% e 2,9%, respectivamente.
Depois de longo período de estagnação, o Japão vive agora seu período mais duradouro de crescimento desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Usando vários dados econômicos, entre eles o PIB, o governo diz que a economia cresceu nos últimos 57 meses. Esse período é igual ao registrado na década de 1960 e deve ser superado ainda neste mês.
Apesar de idêntico na extensão, o crescimento vivido agora pelo país é muito mais modesto do aquele que foi registrado nos anos 60.
"O Japão é como um avião que está voando com segurança, mas em uma altitude muito mais baixa do que no passado", afirmou Masaaki Kanno, economista do JP Morgan.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: PF faz operação contra doleiro em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.