São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BCs estão prontos para agir de novo, afirma Bernanke

DA BLOOMBERG

O presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), Ben S. Bernanke, disse que os dirigentes dos BCs do mundo inteiro estão preparados para tomar providências adicionais, conforme o necessário, para descongelar os mercados de crédito, referindo-se à continuidade das tensões mesmo em meio a ""melhorias provisórias".
""A continuidade da volatilidade dos mercados e os recentes indicadores de desempenho da economia confirmam a persistência das dificuldades", disse Bernanke em discussão realizada por um grupo de especialistas, patrocinada pelo Banco Central Europeu em Frankfurt. ""As autoridades monetárias continuarão em estreito contato, monitorando os novos acontecimentos e mantendo-se preparadas para adotar providências adicionais se as condições assim o justificarem."
Bernanke capitaneou o BCE e outros BCs no mês passado na mais ampla redução de juros coordenada da história. O Fed também eliminou as restrições aos programas de câmbio com quatro de seus congêneres, entre os quais o BCE, e concordou em oferecer US$ 30 bilhões a cada um dos BCs de Brasil, México, Coréia do Sul e Cingapura.
Os dados divulgados nesta semana sinalizaram, porém, que as autoridades não conseguiram frear o desaquecimento mundial com os cortes de juros.


Texto Anterior: Recessão na zona do euro gera impacto na balança do país
Próximo Texto: Quito suspende pagamento de juros da dívida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.