São Paulo, sábado, 15 de dezembro de 2007

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guilherme.barros@uol.com.br

Família influencia escolha na profissão de advogado, diz GV

A família ainda tem muita influência na escolha da profissão de advogado, segundo pesquisa da Direito GV em parceria com a Universidade Federal de São Carlos. Para a realização da pesquisa, foram feitas 239 entrevistas com profissionais dos principais escritórios da cidade durante dois anos.
Entre os entrevistados, 64,7% tinham entre 23 e 30 anos, 28% entre 31 e 40 anos, 3% entre 41 e 50 anos e 4,3% com 51 anos ou mais.
Cerca de 50,2% afirmaram ter parentes na área jurídica. Do total, 77% são advogados, 12% juízes, 9% procuradores e 2% delegados.
"Os dados mostram que ainda há uma grande influência da família na escolha dos jovens pelas profissões jurídicas, como também há oportunidade de ser acolhido no escritório do pai ou de um parente", diz a professora Gloria Bonneli, uma das pesquisadoras que conduziu o trabalho.
A capacidade de conquistar novos clientes foi apontada por 99% dos entrevistados como o principal fator de sucesso de um advogado. Já 98% apostaram na formação educacional.
Entre os fatores citados para explicar o sucesso de uma sociedade, a forma de administração teve 96% das respostas. A notoriedade dos sócios ficou com 95%.
O questionário, que admitia mais de uma resposta, apontou outros fatores para explicar o sucesso de um advogado.
Entre eles, metas de produção, apontadas por 69,5% dos entrevistados, e o número de sócios, com 38,4% das respostas.
A pesquisa também questionou o que leva um profissional a buscar um curso de pós-graduação.
Cerca de 60,5% afirmaram que a procura da pós tem como foco a ascensão na carreira. Para 55,6%, trata-se de uma possibilidade de dedicação à área acadêmica, e 52,5%, para melhorar o currículo.
Apenas 7,4% entendem que a pós-graduação pode ser uma oportunidade de mudar de área de atuação. E 5,9% acreditam que a pós pode ajudar no aperfeiçoamento profissional.
Grande parte desses profissionais faz seus investimentos educacionais com recursos próprios, segundo a professora Gloria Bonneli.
O estudo também procurou levantar o grau de relacionamento dos entrevistados com outras instâncias do mundo jurídico.

TECNOCLUBE
Após abrir cinco quiosques (Iguatemi, Market Place, Anália Franco, Villa Lobos, Jardim Sul), os sócios do iClub abrem sua primeira loja no Shopping Villa Lobos, em São Paulo. A idéia é que a nova unidade reúna itens diferenciados em relação aos que estão à venda nos quiosques. Além disso, a loja abrigará o primeiro corner da Bose no Brasil, onde será encontrada a linha de "home entertainment" da marca.

CORPORATIVO
A Klabin Segall, focada em imóveis residenciais, entra no mercado corporativo. A incorporadora fará seu primeiro investimento no segmento com o lançamento, neste mês, do complexo Spasse, em parceria com a construtora e incorporadora Copema, em Ribeirão Preto (SP). Serão duas torres, uma de escritórios e outra de unidades comerciais. O valor geral de vendas é estimado em R$ 50 milhões, segundo Paulo Pôrto, diretor de marketing e vendas da Klabin Segall.

EM DIA
O HSBC espera fechar parceria com mais de mil instituições do setor educacional, ainda no começo de 2008, para assumir a cobrança dos alunos de escolas, de faculdades e de outros núcleos de ensino. Os estudantes que estiverem com os pagamentos em dia terão como benefício aulas particulares gratuitas.

ATRÁS DO BALCÃO
Mário Anseloni, presidente da HP Brasil, atenderá clientes da loja Kalunga, de Moema (SP), hoje. A iniciativa é parte do programa Demo Days, em que os funcionários da HP prestam serviço voluntário às lojas de varejo para conhecer melhor as expectativas dos consumidores, suas dúvidas e sugestões.

TRIBUTO
Os trabalhos de um dos maiores jornalistas econômicos do país, Aloysio Biondi, morto em julho de 2000, estão disponíveis desde ontem no endereço www. aloysiobiondi. com.br, do projeto "O Brasil de Aloysio Biondi (e minhas maluquices adjacentes!)". No site, podem ser encontradas centenas de textos do jornalista, além de fotos e de depoimentos em áudio e vídeo.

E-DIÁLOGO
O Fórum Econômico Mundial acaba de lançar o Diálogo de Davos, com o YouTube, para criar um debate global on-line. A idéia é que pessoas de diferentes países façam e compartilhem vídeos com dicas sobre que ações países, empresas e indivíduos deveriam realizar para que o mundo seja um lugar melhor em 2008. As melhores respostas serão mostradas no fórum.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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