São Paulo, sábado, 15 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GM faz recall de 31 mil Astra, Vectra e Zafira

Modelos podem ter falha no sistema de freio

DA FOLHA ONLINE

A GM convocou para recall 30.753 proprietários de carros Astra, Vectra e Zafira. Os modelos, que podem apresentar falhas no sistema de freio, foram fabricados entre 1º de agosto e 30 de novembro de 2007.
O atendimento nas concessionárias Chevrolet começa na segunda e prevê a verificação e a substituição das pastilhas de freio dianteiro.
Segundo a montadora, a convocação é de 10.918 unidades do modelo Astra, 15.868 unidades do Vectra e 3.967 do modelo Zafira. Se houver necessidade de reparo, o serviço é gratuito, de acordo com a GM.
Em comunicado, a empresa disse que foi constatado o desprendimento parcial do material de atrito da pastilha de freio. "O aumento do esforço necessário para acionamento do pedal de freio e a conseqüente redução da eficiência de frenagem do veículo trazem risco de acidente."
A GM colocou à disposição o telefone 0800-7024200 e o endereço eletrônico www.chevrolet.com.br.
Segundo a Fundação Procon-SP, o atendimento deve ser de imediato porque há risco de acidente. "O recall envolve os modelos adquiridos de fábrica e concessionária ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo ou substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor."
A entidade também recomenda que o proprietário guarde qualquer tipo de recibo do serviço realizado para o caso de problemas futuros.
No caso de consumidores que já tenham sofrido algum acidente provocado pelo defeito apontado no recall, o Procon diz que é possível pedir, na Justiça, reparação por danos morais e patrimoniais sofridos. Segundo informações da assessoria de imprensa da GM, não há registros de acidentes por defeito das pastilhas de freio.


Confira os números de séries dos chassis da GM que devem fazer o recall:
Astra: 8B138617 até 8B211463
Vectra: 8B140628 até 8B211277
Zafira: 8C114697 até 8C148282


Texto Anterior: Mercado interno de carros está "bombando", diz Lula
Próximo Texto: Brasil quer reduzir superávit com a AL
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.