UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usineiros são irresponsáveis, diz professor

DA REPORTAGEM LOCAL

O pedido de redução do teor de álcool na gasolina é uma mostra de falta de responsabilidade dos usineiros, afirma o professor Tomaz Caetano Ripoli, do departamento de açúcar e álcool da Esalq/USP. Para ele, é um absurdo o descaso do setor com o consumidor.
"É muita falta de responsabilidade ter que diminuir o teor de álcool na gasolina porque os usineiros preferiram fabricar açúcar no lugar de álcool por causa do preço do primeiro no mercado internacional", diz ele. "Onde está o respeito pelo consumidor? E isso nem é coisa nova, aconteceu a mesma coisa no fim do Proálcool e há três anos. Eles não aprendem."
Segundo Ripoli, a completa falta de controle no setor sucroalcooleiro é também um dos fatores que contribuem para esse tipo problema. Para ele, seria preciso que os produtores de açúcar e álcool adotassem medidas que garantissem, de alguma forma, o abastecimento de álcool combustível independentemente da situação dos preços do açúcar no mercado internacional.
A Unica se defende, dizendo que o pedido não tem nada a ver com o preço do açúcar e que, no início da safra, fez uma previsão do consumo de álcool no país, de modo a garantir a produção necessária. O que não estava nos planos, diz a entidade, era um aumento tão grande na demanda. (JSO)


Texto Anterior: Combustíveis: Gasolina terá menos álcool e preço maior
Próximo Texto: Para secretário, mudança afeta o ambiente
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.