UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Avanço dos transgênicos
A utilização de sementes transgênicas avança a passos largos no mundo. Só no ano passado foram incorporados 6,1 milhões de hectares no total das terras plantadas com os transgênicos. Agora, o total mundial é de 58,6 milhões de hectares.

Um quinto
Os dados são da ISAAA, uma associação do setor de biotecnologia agrícola. Para a entidade, em pelo menos um quinto das áreas globais de plantio de soja, milho, algodão e canola é utilizada semente geneticamente modificada. São 6 milhões de produtores, em 16 países, que já optaram pela transgenia. Em 2001, eram 5 milhões de produtores em 13 países.

Milho com ritmo maior
O maior crescimento na utilização de transgênicos ficou com o milho, que somou 31 milhões de hectares, com aumento de 27% no ano. A soja teve elevação de 10%, com o total da área subindo para 36,5 milhões de hectares. A área para o algodão se manteve em 6,8 milhões de hectares.

Estoques de café
Os estoques de café beneficiado nas cooperativas somavam 7,6 milhões de sacas no final de dezembro. Esse volume supera em 85,4% o de dezembro de 2001, segundo o Conselho Nacional do Café.

Vendas maiores
O volume de café comercializado no mês passado atingiu 852 mil sacas, 64% acima do negociado no mesmo período de 2001, segundo dados do CNC. O recebimento de café em dezembro pelas cooperativas superava em 99% o do mesmo período anterior.

Parado na fronteira
O governo resolveu aplicar as exigências para a importação de arroz. As empresas têm de mostrar que são do ramo, tem parque industrial (ou pelo menos alugam imóveis) e que estão no setor há pelo menos dois anos. O resultado foi um acúmulo de arroz retido nas fronteiras com o Uruguai.

Sem sustos
Apesar do atraso no plantio, os preços do arroz continuam sem pressões. Ao contrário, apontam uma pequena queda devido à redução nas vendas e à chegada no mercado de arroz precoce de MS.

Motivo da alta
Mesmo com a alta na produção de soja, os preços não param de subir. Um dos motivos é a alta no consumo do óleo que, junto com o de palma, já soma 60% do total do total mundial de óleos vegetais. Há quatro anos era 54%.

De vento em popa
Enquanto o Brasil tem de reduzir o percentual de álcool na gasolina por falta de produto, as indústrias dos EUA continuam anunciando forte crescimento no setor. Já são 68 plantas instaladas e mais nove que estão em construção. O potencial de produção de álcool dos norte-americanos já soma 10,22 bilhões de litros, encostando no dos brasileiros.

Pressão russa
Os antigos países da União Soviética exportaram 24 milhões de toneladas de trigo em 2002, contra 5 milhões dois anos atrás. Eles ajudam a segurar os preços do trigo neste período de queda na produção mundial.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado Financeiro: Estrangeiro inicia ano aplicando na Bolsa
Próximo Texto: Deu bolo: Buffet Serra quebra e deixa cliente sem festa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.