São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente dos EUA quer Opep produzindo mais

DA REDAÇÃO

O presidente norte-americano, George W. Bush, pediu ontem à Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) que aumente a sua produção de petróleo. Ele afirmou que discutiria o assunto durante o encontro que teria na noite de ontem com o rei saudita Abdullah.
Bush, que está na Arábia Saudita em mais uma etapa de sua viagem pelo Oriente Médio, disse que na reunião com o saudita o lembraria de que, "quando os consumidores têm menos poder de compra devido aos altos preços da gasolina -em outras palavras, quando isso afeta as famílias-, isso pode levar a economia a se desacelerar. Se a economia se desacelera, menos barris de petróleo são comprados".
Os altos preços do petróleo são uma das preocupações dos EUA, no momento em que o país tenta evitar entrar em recessão. A alta dos combustíveis tem puxado a inflação, fazendo com que os consumidores tenham menos dinheiro para gastar no restante da economia. O barril chegou a estar cotado a US$ 100 no início deste ano. Os gastos dos consumidores respondem por cerca de 70% do PIB norte-americano.


Texto Anterior: Bush e Congresso negociam "alívio fiscal"
Próximo Texto: Economia já mostra "sintomas de recessão", afirma Greenspan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.