São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABN Amro lidera ranking de reclamações dos bancos

JULIANA ROCHA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ABN Amro, grupo dono do Banco Real, lidera o ranking de reclamações dos clientes feitas na ouvidoria do Banco Central nos últimos três meses. O ranking de dezembro aponta a Caixa Econômica Federal em segundo lugar. As queixas mais freqüentes são por falha no atendimento.
A Caixa tem o maior número de queixas dos clientes: 770 só em dezembro. O banco público só não aparece em primeiro lugar porque o BC divulga as colocações por um índice, em que divide o número de reclamações pelo de clientes. O ABN Amro teve 259 queixas. Em terceiro, aparece o Unibanco.
Em nota, o ABN afirmou que o banco investe nos serviços de apoio ao cliente, entre os quais a ouvidoria. O banco disse, ainda, que os problemas apontados pelo BC são monitorados.
A Caixa justificou que os pedidos de extrato de caderneta de poupança da época do Plano Bresser geraram um "excesso de demanda" e foram os principais responsáveis pela posição ocupada pelo banco. O prazo para pedir o ressarcimento das perdas acabou em maio.
O segundo colocado no ranking de problemas é a falha no fornecimento de documentos.
O Unibanco usou a mesma justificativa da Caixa: o volume inesperado de pedidos de extratos. A ouvidora Cristiana Pinciroli disse que os clientes demoram para reclamar, por isso os problemas com a emissão de extratos continuam sendo levados ao Banco Central.


Texto Anterior: Leilão da Cesp pode ocorrer em fevereiro, diz governo
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.