São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apple anuncia o notebook "mais fino do mundo"

Computador tem menos de 2,5 centímetros de espessura e custará US$ 1.799

Empresa também anunciou o aluguel de filmes pela web e a venda de 4 milhões de unidades de iPhones desde o seu lançamento, em 2007

Robert Galbraith/Reuters
Steve Jobs, presidente da Apple, mostra na feira MacBook Air, em San Francisco, o notebook mais fino do mundo, na Macworld

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Apple, fabricante dos computadores da marca Macintosh, lançou ontem o laptop MacBook Air, batizado de "notebook mais fino do mundo".
Essa foi a principal novidade da conferência Macworld, em San Francisco, nos EUA. No evento, a Apple anunciou também um convênio com os seis maiores estúdios de cinema dos EUA que permitirá o aluguel de filmes via internet pelo iTunes -loja virtual da Apple.
A empresa também afirmou ter vendido 4 milhões de iPhones, o aparelho que mistura celular e iPod, desde o seu lançamento, em 29 de junho do ano passado -o que significa uma média 20 mil unidades por dia.
Steve Jobs, presidente da Apple e conhecido pelas conferências em tom de show, apresentou o MacBook Air dentro de um envelope para mostrar as dimensões do computador.
Ele tem menos de 2,5 centímetros de espessura, tela de 13,3 polegadas, teclado de tamanho padrão com teclas iluminadas e câmera para videoconferências. O computador pesa 1,3 kg e tem dois gigabytes de memória, além de disco rígido de 80 gigabytes.
O preço será de US$ 1.799 (R$ 3.260), competitivo em relação a outros notebooks. Ele estará à venda em duas semanas, segundo Jobs.
O MacBook não tem drive para leitura de DVD e CD. Os softwares poderão ser instalados por meio de outros Macs e PCs, ou os consumidores poderão comprar um drive externo por US$ 99 (cerca de R$ 175). A empresa diz que a aposta é investir na portabilidade do equipamento e no download de vídeos e música via internet.
A Apple fez ontem também um balanço da venda de iPhones. Com os 4 milhões de unidades já vendidas, a empresa tem quase 20% do mercado de "smartphones", segundo Jobs.
O aparelho ganhou mais recursos, permitindo o envio de mensagens de texto para mais de um usuário ao mesmo tempo e a localização por meio de mapas na internet. Os serviços virão como parte de uma atualização gratuita do software oferecida a partir de ontem.
O iPhone está sendo vendido no Reino Unido, na Alemanha e na França. A Apple promete oferecer o aparelho aos consumidores asiáticos neste ano.
Outro lançamento da Macworld foi o aluguel de filmes dos estúdios 20th Century Fox, Warner, Walt Disney, Paramount, Universal e Sony por meio do software iTunes, 30 após o lançamento em DVD.
Pelo acordo, os consumidores farão o download dos filmes, que ficarão disponíveis por 30 dias e terão um dispositivo para impedir cópia ou transferência. O iTunes terá mais de mil filmes até o mês que vem, segundo Jobs, a um custo de US$ 2,99 a US$ 3,99.
O software, que já permite que os usuários comprem vídeos, distribuiu 125 milhões de programas de TV e 7 milhões de filmes, disse ele. Mas as vendas de filmes da Apple não corresponderam às expectativas, disse. O serviço de locação será disponibilizado internacionalmente até o final deste ano, segundo Jobs. E poderá ser realizado em Mac, PC, iPhone, iPod e "set-top box" da Apple.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Freio: Economia da Alemanha cresce menos no ano passado que em 2006
Próximo Texto: Sky tenta impedir compra da TVA pela Telefônica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.