São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCORRÊNCIA

Justiça recomenda venda da marca Cintra pela AmBev

LORENNA RODRIGUES
DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

A SDE (Secretaria de Direito Econômico), do Ministério da Justiça, recomendou ontem ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que aprove a compra dos ativos da Cintra pela AmBev, mas determine a venda da marca e da rede de distribuição da empresa.
Em março do ano passado, a AmBev anunciou a compra de duas fábricas na Cintra por US$ 150 milhões e informou que o restante dos ativos, entre eles a marca, poderia ser adquirido posteriormente. De acordo com a SDE, a operação foi concluída em novembro.
Segundo o parecer da secretaria, "a aquisição das marcas leva à supressão de um concorrente pela empresa líder absoluta de mercado". O documento pede que a AmBev venda a marca e a rede de distribuição por preço de mercado e em tempo a ser determinado pelo Cade a uma empresa capaz de se tornar um "concorrente regional viável".
"É indispensável para a manutenção do nível de concorrência no mercado a permanência da marca Cintra como concorrente efetivo e independente das marcas do grupo AmBev" diz o parecer.
Procurada, a AmBev disse que só se pronunciará depois do julgamento do processo.


Texto Anterior: Economia em alta atrai montadoras ao Brasil
Próximo Texto: Gravadoras: EMI fechará cerca de 2.000 vagas no mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.