São Paulo, sábado, 16 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de SP acumula alta de 3,72% na semana

Queda na confiança nos EUA desagrada a investidores

FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar da fraqueza dos dois últimos pregões, a Bolsa de Valores de São Paulo encerrou a semana com alta acumulada de 3,72%, aos 61.271 pontos. Ontem, houve baixa de 0,89%.
Os dados da produção industrial dos Estados Unidos não animaram os investidores, tendo modesta expansão de 0,1% em janeiro. De negativo, foi informado que houve queda na confiança do consumidor norte-americano.
O mercado acionário dos EUA refletiu a falta de notícias positivas e voltou a recuar ontem. Para o índice Dow Jones, a queda foi de 0,23%. A Bolsa eletrônica Nasdaq, das ações de companhias de alta tecnologia, teve recuo um pouco mais elevado, de 0,46%.
A Bovespa tem tido dificuldade de se distanciar do mercado americano. Mas, no balanço do ano, tem se saído melhor que as Bolsas internacionais.
A queda da Bolsa paulista em 2008 está acumulada em 4,09%. Enquanto isso, o Dow Jones tem perdas de 6,91%; a Nasdaq, de 12,46%. Em Londres (onde a Bolsa caiu 1,56% ontem), a queda é de 10,23%. E, em Tóquio, as perdas são de 11,01% no período.
Se depender da agenda econômica dos EUA, a próxima semana será agitada. A evolução da economia americana está no centro das preocupações de analistas e investidores. O dia mais propenso a ter oscilações será a próxima quarta-feira, quando será divulgado o CPI (índice de preços ao consumidor americano) de janeiro. Nesse dia, também vai ser apresentada a ata da última reunião do Fomc (comitê do banco central dos EUA, que define os juros do país).
"Com a importante agenda econômica nos Estados Unidos para a semana que vem e com o atual cenário de indefinição quanto aos rumos da economia americana, os mercados devem permanecer voláteis no curto prazo", afirma Gustavo Barbeito, analista da Prosper Gestão de Recursos.
A semana na Bovespa foi marcada por dois momentos distintos. Até quarta-feira, o mercado só subiu. Já nos últimos dois pregões, fechou no vermelho.
Mas o balanço foi favorável, com 53 das 64 ações que compõem o índice Ibovespa registrando alta no período.
O dólar teve desempenho parecido. Ontem, a moeda americana subiu 0,11% diante do real, para R$ 1,753. Mas na semana recuou 0,90%.

Fortes ganhos
Algumas ações do Ibovespa tiveram valorizações acima de 10% na semana. No topo, apareceram os papéis ON (ordinário) da Cyrela Realt, com 18,95%, impulsionados pela expectativa positiva dos investidores em relação aos resultados da companhia no trimestre passado. A ação PN da Duratex valorizou-se em 15,42%.
Entre as ações que tiveram os desempenhos mais fracos, ficaram Net PN, com recuo de 9,54%, e Telemar ON, com baixa de 8,69%.


Texto Anterior: Superávit comercial chinês cresce 23%
Próximo Texto: Mineração: Vale tem recorde de produção de minérios em 2007
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.