São Paulo, segunda-feira, 16 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA escaparam de nova depressão, diz Fed

Para presidente do Fed, recessão americana vai acabar ainda em 2009 e nenhum banco grande vai quebrar nos EUA

Ben Bernanke afirma que regulação bancária era como "castelo de areia" e defende maior fiscalização dos grandes bancos nos EUA


DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema financeiro global chegou muito próximo de um "colapso" em outubro do ano passado, mas os Estados Unidos escaparam de cair em uma nova depressão, como a de 1929, afirmou ontem o presidente do Federal Reserve [BC dos EUA], Ben Bernanke.
Para Bernanke, a recessão americana pode chegar ao fim, provavelmente, ainda no final de 2009. Ele prevê o início da recuperação a partir de 2010.
Avesso a entrevistas, o presidente do Fed disse à rede de televisão CBS que a chave da recuperação será o "sistema bancário", que precisa retomar seu papel de intermediador financeiro. Bernanke afirmou que o governo americano não deixará nenhum banco grande quebrar.
"Não vão quebrar, o que pode acontecer, se for necessário, é haver uma liquidação de maneira segura", disse Bernanke.
Segundo a CBS, trata-se da primeira entrevista que um presidente do BC americano concedeu em duas décadas. Bernanke disse que concordou em falar porque a economia vive um momento extraordinário e esta é forma de se dirigir ao povo americano.
Bernanke expressou novamente seu descontentamento com o socorro à seguradora AIG. Disse que não foi uma medida tomada de boa vontade, mas assinalou que "não havia outra opção" porque a quebra da AIG teria arrastado todo o sistema bancário.
Bernanke reconheceu que o sistema regulador dos EUA era "como um castelo de areia na praia", capaz de "aguentar pequenas ondas, mas não a ressaca". Ele defendeu maior regulação dos bancos grandes e o estabelecimento de uma entidade que vigie o sistema financeiro em seu conjunto. Hoje, a responsabilidade está dividida entre várias agências.


Texto Anterior: Paulista lidera disputa virtual, com retorno de 36% neste mês
Próximo Texto: Lula e Mantega "dão lições" sobre crise em NY
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.