São Paulo, segunda-feira, 16 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula e Mantega "dão lições" sobre crise em NY

ANDREA MURTA
DE NOVA YORK

No coração da crise, em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda Guido Mantega se preparam para convencer o mundo financeiro hoje de que a economia do Brasil já está se recuperando -e de que o país teria o que ensinar aos outros países.
Mantega minimizou a retração da economia no último trimestre e destacou a melhora no varejo. Disse que esses e outros "sinais de recuperação" serão apresentados no seminário "Brasil: um Parceiro Global em uma Nova Economia".
O ministro expressou reservas ontem sobre a criação de um órgão regulador global dos mercados como uma das soluções para a crise. Mantega afirmou que o risco é "ter um novo FMI, onde os emergentes têm poder limitado".
O ministro pretendia se encontrar com o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, amanhã, mas disse que a pedido do presidente Lula voltará ao Brasil hoje mesmo. Ainda assim, lembrou que é consenso entre ministros da Fazenda "reequilibrar" o fluxo de crédito para os emergentes.
O Brasil descarta fazer uma "capitalização" do FMI, como cobram norte-americanos, e estuda fazer uma aplicação na instituição que permita "participação decisória sobre o uso do dinheiro", com uso do instrumento NAB (New Arrangement to Borrow, que faz investimento em aplicação em vez de aporte monetário). "Sem reforma do FMI não vamos concordar com a capitalização."


Texto Anterior: EUA escaparam de nova depressão, diz Fed
Próximo Texto: Investidores veem maior queda da Bolsa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.