São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IBM venderá chips mais velozes em 2008

Nova tecnologia é fruto de dez anos de pesquisa e pode convencer consumidor a trocar seu computador

DA BLOOMBERG

A IBM, maior empresa mundial de serviços de informática, anunciou que em 2008 iniciará a comercialização de chips agrupado de forma mais compacta, permitindo a fabricação de processadores mais rápidos.
Uma técnica desenvolvida pela empresa possibilita empilhar chips sobre os processadores, permitindo que eles compartilhem dados diretamente e reduzindo em mil vezes a distância que as informações têm de percorrer.
O empilhamento elimina fios metálicos que conectam os chipes, aumentando a velocidade dos fluxos de dados. A troca de informação entre chips -que armazenam dados- e processadores -que fazem cálculos para operar softwares- é um gargalo que demandou dez anos de pesquisa da IBM.
Ela e suas concorrentes, como a Intel, estão tentando encontrar maneiras de descobrir novas tecnologias para acelerar o fluxo de informações entre componentes, tornar os computadores mais velozes e convencer consumidores e empresas de que vale a pena comprar máquinas novas.
"Está cada dia mais difícil acrescentar funções a chips", disse a chefe da área de pesquisa de chips da IBM, Lisa Su.
A IBM fornecerá amostras a clientes no segundo semestre deste ano, e a produção em escala começará em 2008.
A Intel, maior fabricante mundial de chips, discutirá a tecnologia de empilhamento em seu fórum de desenvolvedores, em Pequim, na China, na próxima semana, disse o porta-voz Tom Beermann.


Texto Anterior: Ryanair terá baixo custo transatlântico
Próximo Texto: Chefe do Bird "sobrevive" após escândalo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.