São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

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Pequenos buscam informações e reclamam mais, diz Bovespa

DA REPORTAGEM LOCAL

Os pequenos investidores têm buscado se informar mais, esclarecer suas dúvidas e fazer reclamações, como mostra relatório feito pelo ombudsman da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).
O aumento das reclamações e pedidos de esclarecimento acompanhou a expansão do número de investidores pessoa física na Bolsa, que subiu 41% no ano passado, totalizando 219,6 mil aplicadores.
O número de cotistas de clubes de investimento também cresceu (17,5%), chegando a 131,9 mil participantes.

Ombudsman
O investidor pessoa física representa atualmente cerca de 24% das operações realizadas na Bovespa.
O ombudsman da Bolsa, Joubert Rovai, atendeu 1.554 investidores pessoa física em 2006, um crescimento de 67,9% em relação à cifra registrada em 2005.
Desses atendimentos, 458 foram reclamações -contra a Bovespa, bancos e corretoras-, o que representou aumento de 94% sobre 2005.
Mas, apesar do aumento das reclamações, elas foram menores que o número de atendimentos para pedidos de informações, que chegaram a 567.

Falta de informação
Segundo o relatório do ombudsman, 19% das reclamações recebidas no ano passado foram consideradas não-procedentes, sendo resultantes de falta de informação e desconhecimento do mercado acionário.
Se forem considerados todos os contatos feitos pelos investidores com a Bovespa (e não apenas com o ombudsman), quer seja por e-mail, ligações telefônicas, fax ou mesmo cartas, houve em 2006 um total de 205.133 atendimentos.


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