São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

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Venda da Ipiranga mostra relevância de o investidor ter direito ao ""tag along"

DA REPORTAGEM LOCAL

A regra do "tag along" mostrou sua relevância no caso da negociação da Ipiranga, que foi vendida ao grupo formado por Petrobras, Braskem e Ultra. No dia do anúncio do negócio, as ações preferenciais da Ipiranga terminaram com relevantes perdas, enquanto os outros papéis das companhias envolvidas na operação subiram expressivamente.
Os minoritários que tinham ações PN da Ipiranga não foram contemplados com o direito do "tag along". O resultado foi que no pregão do dia 19 de março, quando foi feito o anúncio da venda da empresa, as ações preferenciais da Ipiranga Refinaria caíram 9,16%; e as ações PN da Ipiranga Petróleo perderam 5,35%.
No mesmo pregão, os papéis ON da Ipiranga Petróleo dispararam 69,80%, e os ON da Ipiranga Distribuidora tiveram alta de 67,40%.
"Já começa a haver na Bolsa até uma diferença de preços das ações de companhias que praticam bons níveis de governança corporativa das outras", afirma Alvaro Bandeira (Apimec).
Gustavo Barbeito Lacerda, analista da Prosper Gestão de Recursos, diz que "a maioria das empresas que estão entrando na Bolsa têm dado melhores condições que a média do mercado a seus acionistas".

Nova realidade
Em dezembro de 2000, a Bolsa de Valores de São Paulo criou um segmento de listagem chamado de Novo Mercado que buscava assegurar mais transparência e garantias ao pequeno investidor.
Um dos destaques das regras do Novo Mercado é que as empresas que participam dele só podem ter ações ordinárias em circulação. E o "tag along" oferecido por essas companhias tem de ser de 100% a todos os acionistas.
Atualmente 58 companhias estão listadas no Novo Mercado. A última a entrar nesse segmento foi a Metalfrio Solutions, que estreou na Bolsa no pregão da última sexta-feira.
"Com maior oferta de ações, maior volume negociado e mais pessoas investindo tem se fortalecido a demanda por uma melhor governança corporativa e mais acesso a informações. E as companhias estão atentas a isso", afirma Lacerda.


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