São Paulo, sexta-feira, 16 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China vai investigar a Vale e outras duas grandes mineradoras

Suspeita chinesa é que as empresas estejam fazendo um controle monopolista ilegal do preço do minério de ferro

País asiático é o maior comprador mundial da commodity; siderúrgicas têm reclamado do novo modelo de fixação de preço

PATTI WALDMEIR
PETER SMITH

DO "FINANCIAL TIMES"

A China, maior compradora de minério de ferro, anunciou ontem que vai investigar se as empresas Rio Tinto, Billiton BHP e Vale estão exercendo controle monopolista sobre o preço da commodity.
O anúncio, do Ministério do Comércio chinês, expõe a frustração de Pequim diante da incapacidade da China para controlar o preço de um recurso natural essencial para a sua indústria siderúrgica.
"O serviço antitruste do Ministério do Comércio está estudando a questão no momento", declarou um porta-voz.
Siderúrgicas de outras regiões, entre as quais a União Europeia, também mencionaram preocupação quanto a questões de concorrência.
O anúncio confirmou reportagens publicadas no começo da semana pela mídia estatal chinesa quanto à possibilidade de uma investigação desse tipo. Mas não estava claro, ontem, se o anúncio conduziria a uma investigação mais ampla.
Ao que se sabe, as mineradoras não foram notificadas formalmente quanto a uma possível investigação. BHP Billiton e Rio Tinto se recusaram a comentar o assunto.
A brasileira Vale e as anglo-australianas BHP Billiton e Rio Tinto dominam o setor mundial de minério de ferro e respondem por cerca de 70% das exportações da commodity.
As siderúrgicas chinesas vêm expressando ruidosamente suas queixas quanto à disparada nos preços.
A investigação surge no momento em que o sistema mundial de formação de preços do minério de ferro está avançando pela primeira vez na direção do uso de preços de mercado, em substituição ao velho sistema de preço de referência.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Serviço Folha - IOB
Próximo Texto: Siderúrgicas temem aumento nos custos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.