São Paulo, sábado, 16 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo revisará estimativa de crescimento do PIB para até 1%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

No penúltimo ano do governo Lula, o país registrará o pior crescimento em sete anos de sua gestão. Embora o ministro Guido Mantega (Fazenda) tenha admitido que a economia deverá crescer entre 0 e 2% este ano, a projeção oficial que está sendo preparada pela equipe econômica e que deverá ser incluída na revisão dos números do Orçamento da União ficará entre 0,5% e 1%.
Até então, o número mais baixo registrado no mandato do petista foi no seu primeiro ano de governo -1,15% de crescimento. Entre janeiro e março, o governo já admite uma recessão técnica, termo usado quando uma economia registra dois trimestres seguidos de queda no nível de atividade.
A equipe econômica avalia, no entanto, que, desde o final de março, a economia já ensaia uma recuperação mais rápida.
No primeiro trimestre, defendem integrantes da equipe econômica, além de o ritmo de retomada da produção industrial ter ficado mais lento que o esperado, a falta de crédito continuou forte e o país ainda sentia o efeito da alta dos juros do ano passado.
A nova estimativa do governo continua sendo mais otimista que os números do mercado, que apontam para uma queda no PIB neste ano de até 0,44%. O FMI fala em retração de 1,3% da economia, e a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), de 1%. (VALDO CRUZ E SHEILA D'AMORIM)


Texto Anterior: Siderurgia: Produção de aço dá sinal de recuperação
Próximo Texto: Preço do gás em SP cai ainda neste mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.