São Paulo, sábado, 16 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB da Rússia encolhe 23% no 1º trimestre

DA REDAÇÃO

A economia russa se contraiu em 23,2% no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses de 2008, afetada pela queda na produção industrial e pelo fracasso do plano do governo de US$ 93,5 bilhões em estimular o aumento dos empréstimos pelos bancos.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2008, a queda do PIB russo foi de 9,5%, a maior em 15 anos e pior até mesmo que a registrada na crise de 1998.
A economia russa vinha crescendo a um ritmo superior a 5% desde 2002, alimentada especialmente pelo aumento na cotação de commodities como petróleo, mas a queda nos preços de energia também derrubou o PIB do país -que sofreu ainda com a saída dos investidores estrangeiros.
"O governo deveria estar preocupado. É muito fácil sair com manchetes anunciando medidas de resgate, mas a situação mostra que você precisa ajustá-las. É difícil fazer isso rapidamente", afirmou Tatiana Orlova, economista do ING, que prevê retração de 2,7% do PIB russo neste ano.
Com o primeiro-ministro Vladimir Putin em viagem pela Ásia, o presidente russo, Dmitri Medvedev, criticou duramente seus ministros por não conseguirem reduzir a dependência do país da produção de petróleo e gás.
Já o PIB de Hong Kong, que é muito dependente das exportações, se retraiu em 7,8% de janeiro a março ante o primeiro trimestre de 2008. Foi o quarto trimestre consecutivo de queda e a maior 11 anos. Ante os três últimos meses de 2008, a contração foi de 4,3%.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Economia alemã afunda ainda mais o PIB europeu
Próximo Texto: Exportações brasileiras para a Europa diminuem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.