São Paulo, sábado, 16 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gaúchos têm que mostrar identidade nas compras

MATHEUS PICHONELLI
DA AGÊNCIA FOLHA

Para efetuar compras com cartões de débito ou crédito, consumidores do Rio Grande do Sul agora devem apresentar documento para identificação e assinar faturas, boletos ou extratos dos pagamentos.
As determinações fazem parte de uma lei aprovada em plenário na Assembléia Legislativa por 30 votos a 12 no dia 15 de maio e publicada no "Diário Oficial" na última terça-feira.
Pela nova norma, se o cliente se recusar a apresentar o documento de identidade, os estabelecimentos poderão exigir outra forma de pagamento e até desfazer a venda do produto. Em casos de descumprimento, se ficar provado uso indevido do cartão, o ônus é da empresa que não exigiu a identificação.
A medida tem provocado polêmica. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, por exemplo, a nova lei é inócua, torna a compra mais lenta e onerosa e ainda cria constrangimentos ao cliente.
Já o Procon no Estado vê com bons olhos a medida, mas ressalta que os resultados só devem ser notados nos próximos 90 dias. Na avaliação do órgão, o uso indevido dos cartões é motivo de insegurança aos clientes, e a nova medida deve garantir a proteção nessas operações a partir de agora.
Autor do projeto, o deputado estadual Carlos Gomes (PPS) afirma que as lojas, a partir de agora, estarão protegidas desde que exijam a identificação.


Texto Anterior: HSBC leva multa de R$ 523 mil por enviar cartão
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.