São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre em SP Eliezer Steinbruch, um dos fundadores do grupo Vicunha

Em parceria com a família Rabinovich, empresário comprou a CSN em 1993

DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Eliezer Steinbruch, um dos fundadores do grupo Vicunha, morreu na última sexta-feira, em São Paulo, vítima de câncer.
Tio de Benjamin Steinbruch, que hoje comanda a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Eliezer Steinbruch, considerado um dos homens mais ricos do mundo, entrou no ramo têxtil em 1960 com o irmão Mendel.
Depois, em parceria com a família Rabinovich, deu início a um grupo de empresas, formado hoje por Vicunha, CSN e Banco Fibra, entre outras.
O primeiro empreendimento da parceria entre as duas famílias foi a têxtil Brasibel. Em 1967, Steinbruch e Rabinovich compraram o que era o maior lanifício da América do Sul, o Lanifício Varam, que deu origem à marca Vicunha.

CSN
Em 1993, em busca de diversificação, as duas famílias adquiriram o controle da CSN. Um ano depois, o grupo compra o controle acionário da Hering Têxtil Nordeste e cria a Fibrasil. Há três anos, os Steinbruch compraram a parte da família Rabinovich.
Natural do Rio Grande do Sul, Eliezer apareceu na lista dos mais ricos da revista "Forbes" em 2007, na 799ª colocação, com patrimônio de US$ 1,2 bilhão. No ano passado, deu um salto, subindo para o 260º posto, com patrimônio estimado em US$ 4 bilhões.


Texto Anterior: Brasil tem 13 selecionados em Cannes
Próximo Texto: Entrevista da 2ª/Luiz Gonzaga Belluzzo: "Lula corre risco muito grande de déficit externo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.