São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Infra-estrutura 1
O presidente Lula se reúne hoje com os governadores Marconi Perillo (Goiás) e Paulo Hartung (Espírito Santo) para discutir uma proposta de investimento da Vale do Rio Doce para a construção de um novo trecho de ferrovia na Serra do Tigre.

Infra-estrutura 2
Pela proposta da Vale, a exportação de grãos da região Centro-Oeste pelos portos do Espírito Santo poderá se ampliar de 5 milhões de toneladas para 20 milhões. Os ministros José Dirceu (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes) e Ciro Gomes (Integração Nacional) também participam.

Contrapartida
A proposta da Vale é bancar o investimento na nova ferrovia por meio da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), que é controlada pela mineradora. O investimento, porém, funcionaria como uma espécie de pagamento da dívida da FCA com o governo. Se aprovado, o projeto seria um dos primeiros exemplos de PPP.

Vôo compartilhado
A Varig e a TAP vão operar em regime de compartilhamento de vôos na rota Brasil-Portugal a partir de 31 de outubro. As linhas são Rio-São Paulo-Lisboa e Lisboa-Recife-Fortaleza-Natal-Salvador. Os benefícios dos programas de milhagem serão estendidos aos passageiros de ambas as companhias.

Cana-de-açúcar
Carlos Lessa (BNDES) informou ontem, em Piracicaba, que o banco voltará a financiar o plantio da cana-de-açúcar. Os detalhes serão anunciados hoje.

Negócios à vista
A Embratur participará pela primeira vez da 36º Convenção da NBTA (turismo corporativo), em agosto, em Orlando (EUA). O objetivo é tornar o país um dos destinos de turismo empresarial mais atrativos do mundo. A delegação conta com nomes como Bayer, GM, Meliá, Hilton, Accor e Redecard.

Fundos de pensão
Pesos-pesados dos fundos de pensão dos EUA, como May Collins, Meredith Miller, Denise Nappier e Sheila Salenger, encontraram-se ontem com Luiz Gushiken (Comunicação), em Brasília. Ouviram do ministro que, no Brasil, os fundos sempre foram hegemonicamente ligados às estatais, mas que há espaço para ampliar a participação dos trabalhadores.

Inclusão digital
A CPM e a Brasil Telecom uniram-se ao projeto Cyber Educação para levar soluções de comunicação digital a regiões isoladas. O programa será lançado em Brasília, no domingo. De acordo com a FGV, apenas 15% dos brasileiros têm acesso à internet.

Em alta
A soma das vendas de veículos movidos a álcool e dos equipados com a tecnologia flex-fuel (para ambos os combustíveis) chegou a 31.183 unidades em junho e atingiu 27% do total das vendas de veículos leves nacionais de passageiros. Os dados são da Anfavea.

E-mail - guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Recuperação parcial

O crescimento do segmento de tecidos, vestuário e calçados de 22,5% registrado em maio não significa que a recuperação do setor já está consolidada, segundo o Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial).
"É prematuro concluir que houve uma consolidação, pois o fator determinante para o setor ter ampliado seus negócios em maio derivou das baixas temperaturas no mês, o que levou a uma antecipação das vendas de inverno", diz Júlio Sérgio Gomes de Almeida, diretor da entidade. Ele afirma que existem outros segmentos nos quais a recuperação também ainda não se confirmou, como é o caso de livros, revistas e papelaria; artigos de uso pessoal e material de construção.
"Contudo, no geral, o varejo vem se saindo bem desde o começo do ano em praticamente todo o país", diz.


Próximo Texto: Sob críticas, governo admite mudar a PPP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.