São Paulo, sexta-feira, 16 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente da Volks pede juro menor

DA FOLHA ONLINE, EM BRASÍLIA

O presidente da Volkswagen do Brasil, Hans-Christian Maergner, disse ontem ao ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda) que a redução dos juros cobrados dos consumidores nos financiamentos de veículos é fundamental para a retomada do mercado interno. O comentário foi feito durante o primeiro encontro de Maergner com o ministro desde que assumiu o controle das operações no Brasil, há cerca de cinco meses.
Durante uma "visita de cortesia" a Palocci, o executivo lembrou que, atualmente, cerca de 70% das vendas nacionais de automóveis são feitas por meio de financiamento e que qualquer decisão futura de investir no Brasil dependerá, fundamentalmente, da recuperação do consumo interno. De acordo com a Volks, entre 1997 e 2000, o setor automobilístico investiu cerca de US$ 27 bilhões no Brasil.
A tributação também foi apontada como um dos fatores que encarecem os preços dos carros no Brasil. De acordo com o ex-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e atual diretor jurídico da Volkswagen no Brasil, Ricardo Carvalho, que participou do encontro, aproximadamente 35% do preço vem da tributação.
Outra preocupação apontada pelo presidente da Volks foi a baixa utilização da capacidade instalada da indústria automobilística. Segundo Carvalho, o parque nacional opera com 60% de sua capacidade, diferentemente de outras indústrias. De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), a utilização da capacidade instalada atingiu 82,5% em maio, maior nível desde 1992.


Texto Anterior: BB reduz taxas do cheque e do cartão de crédito
Próximo Texto: Investidor em fundo DI obtém 1/3 do ganho real oferecido há um ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.