São Paulo, quinta-feira, 16 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FREADA

Indicador cresce só 0,79% no segundo trimestre do ano e registra queda de 0,99% em relação ao primeiro trimestre

PIB mostra que a desaceleração é forte

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

A economia brasileira desacelerou mais rápido do que o previsto. É isso o que revela o PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre deste ano, que cresceu apenas 0,79% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao primeiro trimestre, a taxa caiu 0,99%.
O crescimento de 0,79% é a menor expansão do PIB (soma de todas as riquezas produzidas no país) desde o terceiro trimestre de 1999, quando havia ficado em 0,49%. Já a taxa de -0,99%, é a primeira retração desde o quarto trimestre de 1998 (-0,75%). No primeiro trimestre de 2001, o PIB havia crescido 4,28% na comparação com o ano passado.
O resultado contraria todas as previsões do mercado, que esperava, em média, crescimento de 3% na comparação com 2000. Também não confirma a expectativa de incremento de 3,7% do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).
Segundo o IBGE, a indústria teve o maior impacto na retração do PIB. O setor cresceu somente 0,41% no trimestre ante o mesmo período de 2000, enquanto o de serviços expandiu-se 2,24% e o agropecuário (de menor peso), 0,18%.
O governo também se surpreendeu com os dados do IBGE sobre o PIB. "Os números vieram abaixo do que se esperava", afirmou o secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Fernando Montero.
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Amaury Bier, disse por meio de sua assessoria que o governo não vai rever a estimativa de crescimento em torno de 3% para este ano.


Texto Anterior: Painel S.A.
Próximo Texto: Juros, dólar e racionamento desaceleram PIB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.